A Prefeitura de Juazeiro esteve representada pelo Procurador Geral do Município (PGM), Thiago Cordeiro, nesta sexta-feira (15), no workshop para a celebração do primeiro ano de instituição do Núcleo de Regularização Fundiária (Nuref). O evento, promovido pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), por meio da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) aconteceu no auditório Desembargadora Only Silva, das 9h às 17h, na sede do TJ-BA em Salvador, tendo como tema: ‘Conectando caminhos para um solo seguro’.
Para o procurador Thiago Cordeiro, participar deste Workshop foi uma oportunidade de aprendizado e colaboração entre diversas esferas da sociedade e do poder público, unidas em um esforço conjunto para promover a regularização fundiária. “A gestão Suzana Ramos não apenas legaliza a posse da terra, mas também contribui para o desenvolvimento sustentável de Juazeiro proporcionando melhor qualidade de vida para a população, e participar deste evento nos capacita para realizar esse trabalho com ainda mais eficácia”, destacou.
O corregedor geral do Tribunal de Justiça da Bahia (CGJ-TJBA), desembargador José Rotondano, enfatizou que a parceria entre a corregedoria e o município de Juazeiro tem sido positiva e resulta em ações que trazem benefícios para a população. “Enquanto corregedor geral, que pensa em um poder judiciário avançado e moderno, tenho em mente que devemos fazer parcerias para trazer políticas públicas benéficas para a população, sobretudo para as pessoas carentes e vulneráveis, demonstrando que a regularização fundiária é um ponto fundamental no respeito à cidadania”, disse.
Workshop
O workshop envolveu a exposição de cinco painéis temáticos. O primeiro intitulado “O Nuref e a Reurb no estado da Bahia”; o segundo “Construindo o Futuro nas Raízes do Passado: 180 anos do Registro Imobiliário; o terceiro “Explorando Horizontes: Perspectivas Futuras da REURB”; o quarto “Sistema de Informação Geográfica do Registro de Imóveis (SIGRI) – Mapa do Registro de Imóveis do Brasil”; e o último trouxe o tema “Transformando Comunidades: Experiências de sucesso nos Municípios da Corregedoria-Geral de Justiça”.
Nuref
É um órgão centralizador das informações que trabalha no sentido de fazer avançar a regularização fundiária nos municípios, dando apoio jurídico e técnico, estabelecendo contato com juízes e desembargadores, e tirando quaisquer dúvidas que surjam na Reurb.
Texto: Gabriel Filliph
Com informações: Ascom PMJ