Prefeitura de Juazeiro participa de comemorações do aniversário da APA da Ararinha-azul

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), participou ativamente, nesta segunda-feira (5), data em que também se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, da 1ª Feira de Integração Ambiental, no município de Curaçá. O evento teve como objetivo celebrar os cinco anos de existência do Refúgio da Vida Silvestre e da Área de Proteção Ambiental da Ararinha-azul (APA), nos quais o município de Juazeiro está inserido.

No stand da Semaurb, uma série de ações socioambientais foram realizadas, incluindo a doação de mudas de plantas nativas da caatinga, produzidas pela empresa Agrovale, como: Aroeira, Umbuzeiro, Pau Ferro, Ipê Branco, Imbiribeira, dentre outras e a distribuição de panfletos educativos sobre cuidados com o meio ambiente e de sacolas de lixo recicláveis para automóveis.

De acordo com o gestor da Semaurb, Islédio Bandeira, a participação da Prefeitura de Juazeiro no evento faz parte das iniciativas voltadas para o desenvolvimento humano e econômico sustentável em Juazeiro. “Cuidar do meio ambiente está entre as prioridades da gestão Suzana Ramos. A Ararinha-azul é um símbolo dessa pauta na nossa região e abraçamos essa causa”, afirmou o secretário.

Cláudia Bueno, representante do ICMBio de Juazeiro, comentou sobre a relevância da preservação do meio ambiente, especialmente para as comunidades locais. “No momento, temos cerca de 53 ararinhas. Algumas delas chegaram recentemente e serão mantidas para a reprodução da espécie, enquanto outras serão soltas na natureza, contribuindo para a preservação desse lindo céu azul que temos na região”, destacou Cláudia.

O evento
Contou com exposições, artesanato, manifestações culturais e ações de conservação em prol da Ararinha-azul. As unidades de conservação da ararinha-azul, localizadas em Curaçá, Bahia, são gerenciadas pelo Núcleo de Gestão Integrada de Juazeiro, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Juntas, essas unidades abrangem uma área de mais de 110 mil hectares e foram criadas com o objetivo de proteger a ararinha-azul.

Texto: Gabriel Filliph – Ascom Semaurb/PMJ
Fotos: Pedro Angelo – Ascom/PMJ

Related Posts