A prefeita Suzana Ramos iniciou nesta quarta-feira (22) uma rodada de reuniões com os titulares de cada secretaria da Prefeitura de Juazeiro e a participação dos assessores especiais de gestão, Rivas Espínola e Allan Jones, para apresentação dos resultados obtidos neste ano e, principalmente, organizar o plano das ações governamentais para 2022.
“Eu convoquei essa reunião com todos os secretários para cada um prestar conta de sua pasta e a gente planejar nossas ações para o próximo ano. Apesar de 2021 ter sido um ano difícil, estou satisfeita com nosso primeiro ano de gestão, porque estamos encerrando o ano entregando muitas obras realizadas com recursos próprios, o que não é fácil diga-se de passagem. Também renegociamos dívidas adquiridas por gestões passadas e estamos conseguindo pagar também com recursos próprios, fruto de arrecadação de tributos que poderia estar sendo utilizado para fazer mais obras e serviços para a população. Conseguimos manter a folha salarial e o pagamento dos fornecedores em dia, encerrando o ano com saldo, sinal de que estamos fazendo uma gestão equilibrada”, evidenciou Suzana Ramos.
A primeira secretaria a mostrar os resultados das atividades desenvolvidas em 2021 e a apresentar o planejamento a ser executado no próximo ano foi a Secretaria de Fazenda e Finanças. O titular da pasta, Gilson Dantas, explicou que a expectativa para 2022 é melhorar a arrecadação de tributos, que foi afetada durante a pandemia, e converter os recursos em ainda mais serviços e infraestrutura para o município.
“A Secretaria de Fazenda e Finanças é quem gerencia os recursos arrecadados e viabiliza para que as demais secretarias possam executar seus projetos. Grande parte do dinheiro vem da fonte zero, que para quem não entende são os recursos próprios que vem diretamente do contribuinte para os cofres da prefeitura, não são recursos de convênios. Apesar do momento pandêmico que fez as arrecadações diminuírem, a equipe da Sefin/ Sefaz trabalhou com planejamento para que no final do ano a gestão Suzana Ramos alcançasse o êxito, hoje as finanças do município estão equilibradas e a expectativa é melhorar as receitas do município para o ano que vem”, destacou Gilson Dantas.
O secretário de Administração, Wendell Batista, também apresentou o plano de ações para a prefeita Suzana e considera o balanço de ações da pasta bastante positivo. Ele também prospectou mais avanços para o ano que vem.
“Essa foi uma solicitação da prefeita Suzana Ramos de convocar cada secretário para apresentar um balanço de ações de 2021, de todas as conquistas e projetos, e em paralelo fazer um planejamento para 2022. Cada um de nós demos o nosso melhor para que a gestão funcionasse bem e o resultado do balanço é extremamente positivo. Isso é mais uma forma de mostrar para a gestão todos os projetos, avanços, medidas e decisões tomadas da secretaria em que sou o responsável, como por exemplo, a questão dos processos licitatórios, de patrimônio, acompanhamento de frotas, contas em geral. Foi um ano bastante proveitoso e creio que neste que se inicia vamos fazer muito mais”, declarou Wendell Batista.
Transparência
O controlador do Município, André Felipe Carvalho, também apresentou os resultados obtidos ao longo do ano e falou da abertura dos dados de gestão para consulta pública, enfatizando a importância do acesso à informação, tanto para a participação social efetiva, quanto para a responsabilização dos agentes públicos.
“A Prefeitura de Juazeiro está em um processo evolutivo de transparência municipal e que, embora o avanço tenha sido grande nesse primeiro ano de governo, o objetivo é evoluir ainda mais nos próximos anos seguintes. Estamos numa história que começou com a integração de dados e informações e que agora passa pela fase de disponibilização à consulta pública. A transparência é a marca da gestão Suzana Ramos e o nosso objetivo é, além de tudo, informar ao cidadão sobre os dados, as escolhas, os fluxos decisórios e as responsabilidades da gestão”, concluiu o controlador.
Edísia Santos – assessora da prefeita Suzana Ramos/ Ascom PMJ
Fotos: Marcel Cordeiro