Mais saúde e qualidade de vida são sim possíveis para pessoas com doenças crônicas reumatológicas. Este foi o princípio que norteou a capacitação promovida pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), em parceria com a Associação de Amigos e Pessoas com Lúpus do Vale do São Francisco. O curso reuniu 45 participantes, entre profissionais de saúde do município e pacientes crônicos.
A capacitação, aconteceu entre os dias 11 e 12 de maio, na Univasf, e foi ministrada pela reumatologista e coordenadora da comissão de pacientes da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Vanda Eloisa Ferreira, e pela psicóloga, especializada em terapia cognitiva e comportamental, Geralda do Nascimento Sá, que abordaram temas como: farmacovigilância, preparação para uma consulta produtiva com a equipe de saúde, depressão, sexualidade, entre outros. “Falamos em doenças preponderantes na área da reumatologia, mas trazemos pontos do dia a dia do paciente como pessoa. O curso visa mudar o foco da doença para a saúde. Como elas podem perceber a vida de uma forma leve, com mais qualidade de vida, apesar da doença”, destacou Vanda Eloisa Ferreira.
A fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Rybria Torres, contou que o curso superou as expectativas. “As mediadoras, profissionais muito capacitadas, provocaram uma reflexão do autocuidado que as pessoas portadoras de doenças crônicas precisam ter com elas mesmas, sobre a necessidade de uma visão holística e uma abordagem multiprofissional, da importância dos profissionais de saúde como agentes multiplicadores de informações para os colegas da Atenção Básica e para a população, facilitando a identificação de sintomas e início de um tratamento precoce das doenças reumáticas”, comentou.
Semana Municipal de Atenção à Pessoa com Lúpus