A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou, nesta quinta-feira (29), no auditório da Escola Municipal Judite Leal Costa, o primeiro econtro formativo de 2024 para os professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Coordenado pela equipe do Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (Napsi/Espaço Humanizar), a reunião contou com a participação de, aproximadamente, 110 educadores da sede e do interior do município.
O encontro teve como objetivo orientar os professores e esclarecer dúvidas acerca da condução da educação especial e inclusiva no município. “A primeira formação do ano é um momento para acolher o professor, orientar sobre como vai ser o trabalho, falar sobre as perspectivas para a área da educação especial inclusiva em 2024 e direcionar o trabalho nas escolas. Hoje, nós temos um público muito grande para a educação especial e inclusiva, com estudantes em quase todas as escolas do município. E a nossa expectativa para o ano letivo 2024 é fazer um trabalho cada vez melhor”, disse a coordenadora do Napsi, Jumária Monteiro.
Para a professora de AEE da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Nélia de Souza Costa, Izalete Mendes da Silva, a formação facilita o desempenho do professor, tanto na interação com as famílias como na rotina escolar. “Para nós, é muito importante essa formação porque é o lugar onde buscamos informações para orientar as famílias dos nossos alunos e para qualificar ainda mais o nosso trabalho em sala de aula”, frisou.
Texto: Eneida Trindade – Ascom Seduc/PMJ
Fotos: Edinázio Dias – Ascom/PMJ