Prefeitura de Juazeiro promove formação com profissionais da rede municipal de ensino sobre prevenção a epidemias e endemias

Gestores escolares, auxiliares de serviços gerais e merendeiras, que atuam na rede municipal de ensino de Juazeiro, participaram de uma formação, neste sábado (21), com o objetivo de reforçar a importância dos cuidados sanitários nas escolas municipais. O momento formativo foi promovido pela Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), através da empresa contratada para fornecimento de produtos e equipamentos para limpeza e desinfecção das escolas, e abordou, entre outras coisas, cuidados relativos às endemias e epidemias.
Na ocasião, profissionais da sede e interior receberam orientações sobre a prevenção a doenças como sarampo, catapora, dengue, zika e chicungunya, a partir da aplicação de produtos que já são utilizados na rede municipal. Também foram reforçadas as principais características dos processos que deixam o ambiente seguro e livre de microrganismos potencialmente patogênicos, inclusive, o vírus da Covid-19.
Para a superintendente de Formação, Clemilda Dias, essa é mais uma ação que reforça o cuidado da gestão municipal com a saúde de estudantes e colaboradores. Ela também destacou o importante papel desses profissionais no cuidado com as escolas. “Esse momento foi desenvolvido pensando em auxiliar as equipes de auxiliares de serviços gerais, merendeiras e gestores escolares a entenderem seu papel nas ações de vigilância em saúde, principalmente no enfrentamento da Covid-19 e também a outras doenças comuns desse período”, explicou a superintendente.
A merendeira Jucilene de Souza Dias destacou a importância da iniciativa para as atividades do dia a dia na escola. “A forma como eles explicam nos faz entender que podemos melhorar a cada dia mais, usando os produtos certos nos locais certos, para não ocorrer nenhum tipo de acidente que venha nos prejudicar e nem a quem está próximo”, finalizou a profissional.
Brena Souza – Ascom Seduc/PMJ
Fotos: Luan Medrado – Ascom PMJ
Deixe seu comentário