A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), realizou na manhã dessa terça-feira (12) uma ação de conscientização aos homens pelo fim da violência contra mulheres. A campanha denominada ‘Laço Branco’ foi realizada em formato ‘Pit Stop’ nos semáforos no entorno da Praça Barão do Rio Branco.
Durante toda a manhã, houve distribuição de panfletos, abordando a campanha e a importância do olhar e apoio dos homens em relação à contenção da onda de violência a todas as mulheres. “Essa ação é muito importante, a mídia só mostra mulher defendendo mulher, e vejo que essa é de mobilização para conscientizar nós homens a nos unirmos a elas para que os ditos homens parem de bater em mulher. Aproveito para parabenizar a prefeita Suzana Ramos, que também é mulher, por esse belo movimento de conscientização”, destacou o pai e avô de meninas, Paulo Ferreira.
A campanha ainda visa conscientizar todas as pessoas sobre os canais de denúncia, em especial o Ligue 180, que funciona 24h. Em Juazeiro, o público feminino pode contar com diversos canais de acolhimento e atendimento de mulheres em situação de violência. Todos capacitados para uma escuta humanizada e personalizada, de acordo o grau de complexidade da vítima.
“A Campanha Laço Branco busca envolver os homens para a conscientização e a prevenção da violência de gênero. Cada ação desenvolvida é importante para ampliarmos esta consciência junto à população, respeitando os direitos das mulheres e repudiando qualquer forma de violência”, destacou a superintendente de Políticas Sociais da Sedes, Janileide Pereira.
A ação contou com a parceria da Guarda Civil Municipal, através da Patrulha da Mulher; da Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar; Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM); do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), Defensoria Pública e do Secretaria de Ordem Pública, com a presença do secretário, Cícero Dirceu.
Lei
A campanha do Laço Branco é uma iniciativa internacional criada por um grupo de homens canadenses em 1991 e, no Brasil, a data é marcada pela Lei 11.489, de 20 de junho de 2007.
Canais de Acolhimento
CIAM: Centro Integrado de Atendimento à Mulher -(74) 99927-7677
DEAM: Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher -(74) 3613-8310
Ronda Maria da Penha: (74) 3641-7141
Patrulha da Mulher: (GCM) 153
Diretoria de Mulheres: (74) 98132-2520
Com informações da Ascom PMJ