Prefeitura de Lagoa Grande lança “Programa Famílias Fortes”

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A secretaria municipal da Assistência Social de Lagoa Grande, PE, acaba de aderir ao Programa Famílias Fortes em parceria com o ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos e, entrará em atividade no município assim que terminar o período do distanciamento social. O Programa Famílias Fortes tem uma metodologia de sete encontros semanais, que envolve os membros da família na promoção do bem estar, fortalecer os processos de proteção e construção da resiliência e reduz riscos relacionados a comportamentos problemáticos nas diferentes fases do desenvolvimento humano na aquisição das habilidades sociais.

As famílias participantes serão aquelas acompanhadas pelos serviços do CRAS em situação de vulnerabilidade social, com adolescentes entre 10 e 14 anos, segundo Maria Iane Ferreira de Lima,  psicóloga, coordenadora do programa, “Os encontros do programa Famílias Fortes acontecerão na Sede, Jutaí e Vermelhos, e serão conduzidos por profissionais que já compõem a equipe sócio assistencial como: assistentes sociais, psicólogas e educadoras sociais. Os profissionais designados para a aplicação da metodologia do Famílias Fortes receberão capacitações em diferentes áreas. O Programa é muito amplo. Trata de redução de maus-tratos infantis, melhoria nas habilidades sociais dos jovens, melhoria na auto eficácia para a aprendizagem no engajamento escolar, no desempenho acadêmico, entre outras vertentes”, explica Maria Iane.

Para o prefeito, ensinar pais e filhos a desenvolverem maneiras eficazes de comunicação e relacionamento. Apoiar, disciplinar e orientar os filhos para uma sociedade melhor são grandes desafios da proposta do PFF, “Idealizamos, ainda em 2016, o Programa Municipal Família Feliz, onde desejávamos que tivesse esta proposta, capacidade de atender todos os membros da família, nos diferentes aspectos, bio-psico-social, desde a gestação à melhor idade. Acreditamos na família como célula máter da sociedade e com este Programa Família Forte, vamos conseguir entrelaçar, junto aos demais programas que já temos, o fortalecimento ainda maior dos vínculos familiares para construirmos uma sociedade cada vez mais sólida”, destacou Vilmar Cappellaro.

 

Related Posts