A Prefeitura Municipal do Paulista vai realizar nesta terça-feira (17), às 14h, na Faculdade de Saúde do Paulista (FASUP), o primeiro treinamento de autocuidado da hanseníase para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município.
O evento promovido pela Secretaria de Saúde tem como objetivo capacitar os profissionais sobre a prevenção da doença, para que eles possam integrar esse aprendizado, conscientizando a população e contribuindo com a promoção da saúde do município.
O que é hanseníase?
É uma doença crônica e infecciosa, que durante muitos anos foi conhecida como lepra. Contudo, esse diagnóstico fazia com que os pacientes fossem vítimas de preconceito e estigma, já que pode ser contagiosa e pode ser transmitida para outros indivíduos.
A hanseníase é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae e atinge, de forma majoritária, a pele e alguns nervos periféricos, fazendo com que o paciente perca, por exemplo, a força muscular e a sensibilidade tátil.
Existem tipos variados de hanseníase, que estão relacionados à forma como o organismo reage ao bacilo causador da doença. De forma geral, tem cura, mas caso o paciente não busque tratamento, pode deixar sequelas pelo resto da vida.
(Blog Ponto de Vista).