Agora, a Receita Municipal está integrada à REDESIM-PE, Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, sistema que interliga, por meio do Portal da Junta Comercial de Pernambuco( Jucepe), na internet, as instituições envolvidas na legalização da atividade empresarial com o objetivo de desburocratizar e agilizar o processo de abertura, alteração e extinção de empresas. Em Petrolina, os órgãos envolvidos na legalização de uma empresa são a Agência Municipal de Meio Ambiente(AMMA), Agência Municipal de Vigilância Sanitária e a secretaria de Ordem Pública.
Com isso, o contribuinte além de otimizar o seu tempo fazendo apenas o cadastro na Jucepe e podendo acompanhar através de um protocolo de acesso, em tempo real, o processo de abertura e legalização da sua empresa. Para a Receita Municipal, a integração à Redesim vai ajudar na diminuição da evasão fiscal.
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, Redesim, é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.
A Redesim é administrada por um Comitê Gestor, composto por órgãos e entidades do governo federal, estadual e municipal, responsáveis pelo processo de registro e legalização dos empresários, sociedades empresárias e sociedades simples.
Ascom PMP
Blog do Banana
1 comentário
Estou tentando entender esta matéria por alguns motivos; a Prefeitura esta tentando ser integrada a REDESIM-PE, para ter um mecanismo de consulta e agilidade na abertura de empesas, porem, deve abrir mão se sua maquina burocrática e retrógrada, senão vejamos, abrir um negocio (pequeno negocio) recentemente, fui a um contador pedir para agilizar e ver os documentos necessários, formulei e requirir todas as recomendações do profissional, fizemos todas as etapas exigidas, depois de 10 dias de tramitação desgastante, novamente esbarramos na maquina estatal, uma servidora que precisa primeiro reciclar seus conceitos nos tratou como se fossemos lixo, ficamos inimagináveis 3 (três) horas e 25 minutos aguardando a senhora nos atender, depois, num surto de falta de educação e profissionalismo pediu grosseiramente para retornamos no dia seguinte, pois, estava com vários “documentos pendentes” aguardando seus despachos e não atenderia mais ninguém. Retornamos no dia seguinte por incrível que pareça fiquei mais 2 horas até sair de lá com minha inscrição municipal. Isto sem contar com a grita geral de outros contribuintes que já vinham enfrentando filas à dias, e, sem nenhuma explicação possível, dependiam do crivo, carimbo, assinatura, visto, sabe-se lá qual a exigência do setor de ATENDIMENTO ao contribuinte, assim me informaram os servidores/estagiários que lá ficam para atender a população. Ouvir de contadores que a Prefeitura esta retroagindo nesse sentido, e que a melhor solução e buscar a Prefeitura da cidade vizinha, já que, em nossa cidade a pratica burocrática e autoritária predominam. Gostaria muito de está aqui elogiando a iniciativa da administração municipal, infelizmente a ação é boa , más as atitudes são lastimáveis.