A reunião entre o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, e a equipe de secretários da gestão municipal, realizada na última sexta-feira (2), resultou em uma agenda com novas ações e obras prioritárias a serem realizadas nos próximos meses. São 12 ações e 9 obras para melhorias em todas as esferas da gestão.
Entre estas ações está a entrega de 2.500 casas do programa “Minha Casa, Minha Vida”, bem como o envio do projeto de lei para a Câmara de Vereadores que trata sobre o aluguel social destinado aos moradores do Cacheado. A ação permitirá o avanço das obras no bairro, já que as famílias deverão ser deslocadas de suas casas. A Prefeitura também pretende assinar a escritura para a regularização fundiária do Cacheado, a fim de consolidar os investimentos na área.
O centro da cidade também será beneficiado com a pavimentação da Orla III. Serão investidos nesta obra R$ 600 mil reais. Outras ações vão beneficiar a área urbana de Petrolina, como a implantação da iluminação pública na Av. Cardoso de Sá e III Perimetral, e a drenagem na vila Eulália. Uma nova organização da limpeza urbana, redefinida a partir da realidade espacial dos bairros, também será executada. Atendendo a várias áreas da cidade, está sendo licitado o projeto para a construção de Clube de Bairros no Henrique Leite, Cosme e Damião e Vila Eulália.
Na área da saúde, já foram assinadas as ordens de serviço para a reforma de quatro unidades básicas de saúde e a inauguração da unidade do Projeto N3. A Agência Municipal de Meio Ambiente planeja uma ação de arborização com 5 mil novas mudas de árvores nativas nas principais avenidas da cidade. Na educação, está prevista a implantação de mais 22 unidades do Nova Semente, até o final do ano.
“As ações que estão postas serão realizadas a curto, médio e longo prazo. Algumas delas são imediatas, mas outras só acontecerão com um tempo maior. Estamos fazendo nossa parte, produzindo os projetos e aqueles que não estão ao alcance da prefeitura realizar, vamos buscar apoio junto a presidente Dilma e os ministérios para efetivar essas ações tão urgentes para Petrolina”, esclarece o prefeito Julio Lossio.
Mobilidade urbana
Petrolina é uma das cidades que mais se desenvolve no interior de Pernambuco, consequentemente o fluxo de veículos e pedestres cresce em todo o território do município. Para acompanhar essa evolução a gestão municipal tem programada uma série de ações para desobstruir as principais vias da cidade, reorganizando o trânsito e otimizando a mobilidade urbana.
Os projetos de duplicação de vias importantes da cidade, como a Cardoso de Sá, Honorato Viana e Sete de Setembro, já estão sendo licitados, mas a execução das obras depende de investimento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito – DNIT. Através da EPTTC a prefeitura fará a completa modernização de toda rede semafórica da cidade. Serão instalando 12 novos semáforos em locais estratégicos, como no bairro José e Maria. As ações contemplam ainda revitalização das sinalizações de trânsito.
O transporte público também deverá sofrer mudanças. O Plano Diretor de Transporte Público da cidade, solicitado pela EPPTC a uma empresa, deverá realizar um amplo estudo sobre o redimensionamento dos roteiros e promover uma melhoria substancial no sistema.
“Essas mudanças serão necessárias tendo vista que nós teremos nos próximos anos uma migração entre os bairros de mais de 40 mil pessoas dentro da área urbana e isso provoca uma necessidade de fazer uma redefinição do sistema de transporte. Só do “Minha casa, Minha vida” nós temos 10 mil unidades contratadas e essas pessoas passam a ter uma nova opção de destino”, anuncia o gestor municipal, Julio Lossio.
Servidores
O servidor municipal também será beneficiado com as novas ações da gestão. Até o final desta semana será divulgado o calendário anual de pagamentos para os servidores, com a inclusão de datas para o 13º, proporcionando um melhor planejamento financeiro dos servidores e suas famílias.
Ainda no mês de maio serão lançados editais de processos seletivos simplificados para contratação de 300 estagiários e 96 vagas para auxiliar de creche.
A prefeitura também lançará um decreto para definir os componentes da comissão responsável pela discussão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores municipais. “Este é um pleito de 27 anos dos servidores da prefeitura e agora nós aceitamos o desafio para que a gestão municipal tenha uma relação mais clara com o conjunto dos seus servidores, estabelecendo parâmetros tanto de ascensão funcional, horizontal e vertical. Isso é uma discussão coletiva que pretendemos encerrar ainda esse ano e enviar o projeto de lei para Câmara com o novo plano de cargos”, antecipou Julio Lossio.
Ascom PMP
Blog do Banana
1 comentário
Qual benefício o aposentado terá também, e o bairro Antonio Cassimiro Gomes de Sá, irá receber os devidos benefícios , lá mora gente quero vê quando a rua 7 será aberta e assim sucessivamente as seguintes,pago meus impostos,e a estrada da banana que corta por lá,quando será recuperada, estou aguardando tudo isso.