Com o objetivo de incentivar a prática esportiva que atua na inclusão socioeducativa, foi inaugurado esta terça-feira (02), o 25º Campo Iluminado de Petrolina que funcionará dentro do novo Parque Municipal, localizado na Central de Tratamento de Resíduos – CTR, próximo aos bairros Antônio Cassimiro, Vila Eulália e José e Maria, local de aterro controlado conhecido como Raso da Catarina. Ao todo são 27 hectares de área que abrigará o Parque da Criança que terá Academia das Cidades, pista de caminhada, área arborizada e uma unidade do ‘Programa Nova Semente’ além do Campo Iluminado, primeiro equipamento inaugurado.
Desde que foi criado em 2012, o ‘Programa Campos Iluminados’ da Prefeitura Municipal de Petrolina, já beneficiou diversas localidades na sede e interior. “Com mais um campo iluminado à disposição da comunidade, também será expandida a meta do programa em viabilizar segurança para a prática de esportes durante o período noturno, quando as temperaturas na região do Vale do São Francisco são mais amenas”, completou o Secretário de Esportes Britto Junior.
Várias comunidades foram beneficiadas com a Iluminação de Campo como o Henrique Leite, José e Maria, Cohab VI, Cohab Massangano, Agrovila Massangano, Caititu, Assentamento Mandacaru, Rajada, Atalho, Sítio Encantado, Projeto Maria Tereza, Baixa Alegre, Ponta da Serra, além do Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleos 1, 4, 5, 6, 7, 9 e 10, entre outras.
Com o campo iluminado também foi iniciado o plantio de espécies nativas do bioma caatinga e algumas adaptáveis, tais como caraibeira, ipê roxo, sete cascas, pau ferro, entre outras, totalizando 300 mudas. “Estamos dando o primeiro passo para a consolidação do maior parque municipal que Petrolina terá e que contribuirá não só para melhoria do meio ambiente como beneficiará cerca de 60 mil pessoas na prática de esportes e lazer nestes bairros, mas também para a população dos bairros São Jorge, Mandacarú, São Joaquim e Santa Luzia”, afirmou Geraldo.
Depois de encerrada as atividades no aterro controlado, o espaço sediará o novo parque municipal da cidade, que vai revitalizar a área e levará o nome de ‘Parque da Criança’ homenageando duas crianças que morreram afogadas no local quando ainda servia de aterro sanitário Raso da Catarina.
Segundo o Secretário de Infraestrutura, Ricardo Rocha, a obra está obedecendo à etapas. “Como qualquer projeto urbanístico obedecemos à etapas. Incialmente entregamos o Campo Iluminado e o iniciamos o plantio de mudas para iniciar a arborização no local, em seguida instalaremos os outros equipamentos. Ainda reside uma célula no aterro que está sendo desativada nos próximos 60 dias”, informou.
ASCOM-Prefeitura Municipal de Petrolina
Blog do Banana