O Censo Escolar, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um mapeamento da educação no Brasil. Por ele é possível sistematizar todos os dados educacionais, desde o número de alunos e professores, até as informações sobre infraestrutura escolar. A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, iniciou esta semana a inserção de todos os dados educacionais da rede municipal no sistema Educacenso, do Ministério da Educação (MEC), para o Censo referente ao ano de 2023. Toda a equipe responsável por incluir as informações está participando de formação na Secretaria.
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de dados da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. O levantamento é de extrema importância para a preparação de bons planejamentos de projetos educacionais. É com base nas informações declaradas no Censo Escolar que o Ministério da Educação (MEC) repassa, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), aos municípios os recursos financeiros para subsidiar as ações e políticas educacionais como pagamento de professores, merenda, transporte escolar e outros. Até o dia 31 de julho, gestores e secretários escolares precisam inserir os dados referentes a escola, estudantes e funcionários
A secretária executiva de Gestão de Rede, Auxiliadora Freire, destacou a importância desse trabalho para a rede de ensino de Petrolina. “O Censo escolar é o nosso norte, através dele que conseguimos recursos e desenvolvemos projetos para a nossa educação. Sabemos que não há gestão sem planejamento e não há planejamento sem dados. Por isso, o Censo é como uma pesquisa, que coleta as informações das escolas e produz indicadores necessários a um bom planejamento. Para que no final de um projeto educacional se evidencie os avanços observados a partir de todas as ações definidas pela Secretaria de Educação”, explicou Auxiliadora.