A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, iniciou nesta segunda-feira (03), a Semana Nacional da Conciliação, uma ação articulada com a Casa de Justiça e Cidadania, que demonstra a preocupação da gestão em promover soluções pacíficas e próximas da população. As audiências realizadas hoje ocorreram de forma tranquila, com atenção e escuta, reforçando que o diálogo é o primeiro passo para resolver conflitos e preservar relações.
Grande parte das audiências é voltada para questões familiares, mostrando que a conciliação vai muito além da esfera jurídica: ela busca preservar vínculos, reduzir desgastes emocionais e financeiros, e transformar disputas em oportunidades de entendimento. É o caso de Érika Nunes, que participou de uma audiência nesta segunda-feira (3) e relatou o impacto positivo da mediação. “Para mim foi ótimo, pois não terei mais dor de cabeça. Agora restabeleci a comunicação com o pai da minha filha e tudo sobre ela tratarei diretamente com ele. Foi um alívio poder resolver isso de forma pacífica e sem desgastes”, disse.
O projeto Casa de Justiça em Movimento, que ocorrerá na terça-feira (04) na Fazenda Corcino Frutas, na zona rural, exemplifica como a gestão leva cidadania e justiça a todos os cantos da cidade. Trabalhadores rurais terão acesso a atendimento jurídico gratuito, marcação de audiências, Bolsa Família Itinerante, suporte do Centro de Atendimento à Mulher (CEAM) e orientações do Conselho Tutelar. Essa ação reforça o compromisso da Prefeitura em garantir inclusão social e direitos para quem está distante do centro urbano, fortalecendo a dignidade e a cidadania.
As audiências seguem ao longo da semana na Casa de Justiça e Cidadania, e na quinta-feira (06) será realizada a ação Direitos na Melhor Idade, no Centro de Convivência para Idosos Vó Pulú. Com palestras educativas e orientações jurídicas, a iniciativa valoriza a pessoa idosa, promove autonomia e incentiva o diálogo intergeracional dentro das famílias e da comunidade. O encerramento da Semana vai ocorrer na sexta-feira (07) e reafirma como a Prefeitura de Petrolina acredita que ouvir, compreender e dialogar também são compromisso com a dignidade, a inclusão e a paz das famílias da cidade.
Quem deseja participar da Semana Nacional da Conciliação pode se dirigir presencialmente à sede da Casa de Justiça e Cidadania, das 8h às 12h, ou entrar em contato pelo WhatsApp (87) 98822-4525. Essa é uma oportunidade de ter acesso a serviços que combinam justiça, cidadania e cuidado humano, proporcionando soluções concretas e transformadoras para a vida das famílias.
Texto: Elaine Barbosa-Assessora de Comunicação da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome
