140
Para alcançar metas exitosas na educação e fortalecer as políticas públicas na área que contribuam ainda mais com a melhoria da qualidade de ensino, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, lançou através de uma live no YouTube, a plataforma SIMalfa, um sistema digital de migração e monitoramento de dados de alfabetização. Todos os professores de Língua Portuguesa da rede municipal terão acesso a essa plataforma, que será um instrumento para o diagnóstico anual e contínuo de avaliação de alfabetização.
Durante o ano, os docentes irão avaliar os estudantes de 1º a 9º ano, quanto aos níveis de leitura, escrita e alfabetização em cinco momentos distintos. Isso será feito através de avaliações, dando resultados em tempo real para a Secretaria de Educação atuar de maneira pedagógica, identificando os estudantes que tenham dificuldades e informatizando os dados que, anteriormente, estavam no papel para a plataforma digital, além de ser possível a inserção de novos resultados obtidos e migração dos anos e aplicações anteriores. Essa iniciativa irá permitir ações mais rápidas das equipes para ampliar ainda mais os níveis de alfabetização e garantir que todos os estudantes tenham o cuidado e verificação de aprendizagem quanto aos indicadores.
O SIMalfa faz parte dos investimentos da atual gestão na implantação das plataformas digitais e vai garantir resultados em tempo real, diagnóstico por escola e por estudante, e vai promover a alfabetização e a interação com a tecnologia pra monitorar o nível de alfabetização, a leitura, escrita e o resultado das produções textuais. De acordo com a Secretaria de Educação, o evento on-line com a participação de professores, gestores e coordenadores, foi um momento rico de trocas, para esclarecer dúvidas e conhecer a correta inserção dos dados no sistema que vai melhorar a migração de dados e o acompanhamento da alfabetização no município.