Todos os dias chegam a Prefeitura de Petrolina denúncias de casas com possíveis risco de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, e zika. Diante do quadro de alerta o governo municipal criou uma força tarefa, formado pelas secretarias: de Saúde, Ordem Pública, Infraestrutura e Comunicação, para atuar junto com a comunidade no combate ao transmissor.
Nesta Terça-feira (23), após denúncia de moradores, a equipe de Ordem Pública junto a equipe de Agentes de Combate a Endemias, realizaram inspeção em um imóvel (abandonado/fechado), situado na Rua Osa Santana no Km 2.
Segundo o Secretário-Executivo, Jota Santos, durante a inspeção, os agentes verificaram e eliminaram os possíveis criadouros, como plásticos, garrafas, vasos, entulho, entre outros que pudessem acumular água e se tornarem criadouros do Aedes Aegypti. “Não foi verificado focos ou larvas do mosquito, mas, por precaução, os ACEs aplicaram o larvicida nos vasos sanitários da casa. Os Agentes de Endemias farão periodicamente vistorias no imóvel para prevenir o surgimento do mosquito”, assegurou.
A outra medida tomada pela Ordem Pública foi notificar o proprietário para que o mesmo providencie a manutenção e limpeza do imóvel.
A equipe de combate ao mosquito Aedes Aegypti também esteve numa outra residência, desta vez na Vila Moco (abandonada, porém fechada), na oportunidade foi feito o trabalho de eliminação dos possíveis criadouros, bem como colocação/tratamento do único local que continha água parada (vaso sanitário) com larvicida.
Jota Santos fez um apelo a população: Os casos de suspeita de foco de dengue devem ser denunciados ou na Secretaria de Saúde, ou na própria Ordem Pública. “Também contamos com o apoio da Ouvidoria Municipal, no 156. Essa é uma luta que todos devem aderir. Contamos com a colaboração de toda comunidade petrolinense”, finalizou Jota Santos.
Ascom PMP
Blog do Banana