A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria da Saúde, alerta a população sobre o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, especialmente com a chegada do período chuvoso. Embora o cenário em Petrolina não seja de alerta imediato, a Secretaria reforça a importância de prevenção e cuidados. Atualmente, a cidade conta com 145 Agentes de Combate às Endemias (ACE), atuando estrategicamente nos quatro cantos do município.
A dengue é caracterizada por vários sintomas, febre (acima de 38.5ºC), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar geral, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo. Em casos graves, os pacientes podem apresenta dores abdominais intensas, vômitos, sangramento de mucosas (como gengivas e nariz). A Secretaria de Saúde alerta que todos esses sintomas precisam ser observados cuidadosamente, caso persistam é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima para diagnóstico e orientação.
Ciclo de Vida do Aedes aegypti
O ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti inclui quatro fases: Ovos, Larvas, Pupas e Adultos. Os mosquitos adultos, quando infectados, podem transmitir os vírus da dengue, chikungunya e zika durante toda a sua vida. As doenças geralmente duram de 5 a 7 dias. Com o cuidado e a prevenção adequada, é possível reduzir o risco de surto e proteger a saúde de todos.