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A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Seduce), promoveu nesta quarta-feira (19), uma reunião técnica preparatória para o lançamento do programa Busca do Bem, que será lançado no dia 27 de junho. O objetivo do projeto é qualificar e integrar as ações de acesso, monitoramento e permanência de alunos na rede municipal de ensino. O conjunto de ações que deve tornar-se um protocolo intra e intersetorial de ações incluem 12 eixos, como o monitoramento de estudantes e da rede através de sistemas informatizados; Instrumentos Legais; Articulação e integração com o Sistema Presença/Bolsa Família; Busca Ativa – Unicef; Alô do Bem; Papo do Bem; Painel do Bem; Guia do Bem; Grupo do Bem; Implantação da FICAI; Projeto “Tem Escola Aqui”; e ConherCenso Escolar.
Durante a reunião, que contou com a presença de representantes da Secretaria de Educação e do Conselho Tutelar, foi apresentada e discutida a minuta de instrução normativa que abrange as principais temáticas do programa. Os participantes além de opinarem e debaterem a minuta, também puderam discutir as legislações em vigor sobre o tema e contribuir com sugestões para o guia do programa Busca do Bem. Na ocasião, os presentes também puderam dar sugestões para o fortalecimento da iniciativa, em diversas outras temáticas.
As ações do programa serão integradas tanto dentro da Secretaria de Educação, quanto com os diferentes setores da prefeitura de Petrolina e órgãos externos, como o Conselho Tutelar, Conselhos Municipais, Ministério Público, Vara da Infância e Juventude, terceiro setor e da inciativa privada. As ações garantem um acompanhamento integral desde antes do estudante entrar na rede de ensino, passando pela matrícula, o registro de frequência digital diária do professor, a busca ativa Unicef, ações de sensibilização sobre a permanência nas escolas, painéis interativos virtuais, além de ferramentas digitais de alertas e interação com as famílias via telefone e WhatsApp, além dos guias de Busca do Bem e de Busca Ativa Escolar.