A gestão do prefeito Julio Lossio, no apagar das luzes de 2016, teria conseguido destravar os recursos da ordem de 90 milhões de reais, fruto de uma ação judicial contra o Governo Federal. 60% do recurso deve ser investido em pagamento de professores e servidores ativos e inativos.
A ação foi movida pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e vai contemplar todos os municípios de Pernambuco, já que se trata de valores não repassados aos municípios via FUNDEB. A verba será aplicada com pagamento de pessoal e estrutura das unidades escolares, obedecendo aos percentuais de 60% para pagamento de professores e servidores da educação e 40% para infraestrutura.
Segundo a radialista Angela Santana do Blog Ponto Crítico, o promotor de justiça Dr. Lauriney Reis Lopes já teria recomendado à prefeitura que os recursos não poderiam ser mais manuseados por essa gestão; o que dificultaria a vida dos trabalhadores que necessitam da verba para quitar contas e fazer compras e viagens de fim de ano.
Blog do Banana