A chuva que tomou todos de surpresa esta madrugada deixou muitos transtonos em Petrolina. A equipe do governo Julio Lossio está distribuidas nos bairros mais atingidos na tentativa de encontrar uma solução para o caos vivido. O secretário de Infraestrurta Ricardo Rocha, o secretário Executivo de Ordem Publica, Jota Santos, e o secretário extraordinário de habitação Ednaldo Lima estão desde a madrugada percorrendo os bairros da cidade constatando que, inicialmente 80 famílias estão desabrigadas, no Cosme e Damião e Cacheado.
Ainda não foi contabilizado o número de famílias que aceitaram deixar suas residências para ir aos abrigos dispnibilizados pelo executivo, no caso as instalações do Ginásio Osvaldo do Flamengo. Outra medida tomada pelo governo Julio Lossio, através da secretaria da Cidadania é localizar e alimentar os desabrigados da chuva de todo o municipio.
Orientação
A defesa civil orienta sobre como agir em períodos de chuva. Durante as chuvas caso o nível de água esteja subindo, vá com sua família para um lugar seguro; Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou ser contaminadas, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose. E após as chuvas é importante não usar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito; Cuidado com a água que for beber. Veja se não foi contaminada pela inundação, o que traz sérios riscos à saúde; Cuidado também com os alimentos: os atingidos pela água estão contaminados; Em caso de febre, vômitos, diarreias, dores de cabeça ou no corpo ou de qualquer outro sintoma de doenças, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.
A previsão do tempo diz que as chuvas continuam até sábado no Vale do São Francisco. A prefeitura disponibiliza o telefone da Defesa Civil, (87) 3862 9164, para as famílias que precisarem de auxilio durante esse periodo.
Ascom PMP
Blog do Banana