A equipe de secretariado da gestão municipal se reuniu, nesta quinta-feira (04), para avaliar os estragos causados pelas chuvas torrenciais na cidade e determinar medidas urgentes de enfrentamento. O volume de água já supera 100mm em menos de 8 horas. Por conta da situação grave na cidade, foi assinado um decreto que estabelece emergência em Petrolina.
A medida permite que equipes de diversos setores da prefeitura sejam realocadas para ações de manutenção na cidade e outras atividades relacionadas ao atendimento da população afetada pelas chuvas. A decisão também visa buscar recursos federais para a realização de obras estruturantes através do Plano Municipal de Macrodrenagem.
Ainda durante a manhã, as comunidades mais afetadas pelo temporal foram visitadas, como o Jatobá, Henrique Leite, Avenida dos Tropeiros e Cosme e Damião, entre outros. Desde as primeiras horas do dia, foi feita uma mobilização máxima, com mais de 200 profissionais e diversas máquinas realizando serviços de manutenção de ruas, drenagem de pontos críticos de alagamentos e acolhimento social. De acordo com a APAC, Petrolina foi a cidade com maior intensidade de chuva no estado.