De acordo com informações da Ascom, o poder executivo municipal realizou diversas ações em 2019 que implementaram a vida do homem e da mulher do campo, através dos serviços disponibilizados pela Secretaria de Governo e Agricultura. Aproximadamente 1 mil km de estradas vicinais receberam as patrulhas de patrolamento e operação emergencial Tapa-buracos que aumentaram a segurança e mobilidade, principalmente, em trechos de rota de transporte escolar.
Prova disso, prossegue o texto, a ‘Terra dos Impossíveis’ tem sido destaque nacional devido aos diversos avanços que tem conquistado ao longo deste ano, tanto na área urbana quanto na rural. Muitos investimentos em infraestrutura, saúde, educação, e fomento para fortalecer a economia local estão entre os principais investimentos do prefeito Miguel Coelho para as comunidades do interior de Petrolina.
A população da área rural também teve acesso a melhorias nos sistemas de distribuição de água por meio de instalação e requalificação de adutoras e reservatórios em Mudubim, Tapera, Núcleo 3 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, além da perfuração de mais de 300 poços na região de sequeiro. Mutirões de limpeza de áreas públicas em vilas e povoados a exemplo do N-1, N-3, N-4, N-5, N-11, C-1, R-4 e comunidades de Serrote do Urubu e Pedrinhas.
2019 foi um ano de parcerias exitosas como as mantidas com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) que tornou Petrolina a primeira cidade do Nordeste a instalar poço público movido a energia solar, utilizando assim uma tecnologia limpa e muito mais sustentável. Em parceria com a Codevasf houve também distribuição de mais de 270 mil alevinos das espécies piau, pacamã, tambaqui e curimatã em diversas comunidades como Pau Ferro, Rajada, Cristália, Simpatia, Baixa Alegre, Caititu, Atalho, Uruás, Cruz de Salinas e Satisfeito.
Outra importante ação conjunta desenvolvida entre a gestão municipal e o INCRA é a assistência técnica prestada a 28 assentamentos, graças ao convênio pioneiro no estado de Pernambuco firmado em Petrolina. Mais de 270 projetos elaborados e cadastrados que possibilitaram aos assentados a liberação de linhas de créditos a R$5 mil cada, sendo das modalidades: Fomento Mulher, Semiárido individual e Semiárido coletivo. Os valores são creditados nas contas bancárias dos agricultores.
“2019 foi um ano de grandes conquistas para a zona rural de Petrolina. Primeiro município de Pernambuco a instalar um poço movido a energia solar; primeiro a assinar convênio de assistência técnica com o INCRA; incrementou mais de R$ 2 milhões para a agricultura familiar e inseriu a galinha caipira na merenda escolar”, ressaltou o secretário Governo e Agricultura, Simão Durando.
Foto: Jonas Santos