Ofertar uma educação de qualidade com uma proposta pedagógica eficiente também passa por proporcionar o melhor em estrutura para os milhares de estudantes da rede municipal de ensino. Para seguir como referência nesta área, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, executa uma série de reformas nas escolas municipais na cidade e zona rural. Atualmente, estão a todo vapor as obras das Escolas João Batista, no bairro São Gonçalo; a Luiz Rodrigues de Araújo, no bairro Santa Luzia; Ricardina Ferreira, no projeto N-11, e a Ricardo Soares, no projeto N-6.
Para transformar as quatro escolas, a gestão municipal investe, ao todo, R$4,8 milhões. As unidades estão ganhando climatização nas salas, reforma nos banheiros e cozinhas, troca de telhado, pisos e revestimentos, iluminação em led, instalações elétricas e hidráulicas, reforço no gradeamento, construção de novas fachadas e pintura geral. Cerca de 75% das escolas da rede já receberam ações de restauração e, à medida que sejam concluídas, novas escolas serão incluídas no calendário de reformas.
O assessor de Infraestrutura da Secretaria de Educação, Kepler Kaiser, avalia o impacto positivo das obras para a educação. “Nós trabalhamos pensando no melhor em estrutura para os alunos. As escolas que temos reformado recebem um conceito muito moderno e qualificado, com projetos capazes de aprimorar a experiência de aprendizado para os estudantes e a rotina profissional da equipe pedagógica. É um grande desafio, mas estamos satisfeitos em contribuir com esse legado para a educação”, destaca Kepler.