A prefeitura de Petrolina através da secretaria de Infraestrutura com a meta de minimizar os efeitos da poluição ao Rio São Francisco, vem realizando a retirada das baronesas que ficam dentro do rio. O trabalho foi iniciado há pouco mais de uma semana.
Todos os dias, as máquinas retiram toneladas de plantas, em uma tentativa de devolver ao rio os nutrientes naturais perdidos por causa da poluição. Todo material é levado à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) onde recebe o descarte adequado sem agredir a natureza.
Segundo especialistas o crescimento desordenado das baronesas, além de facilitar a reprodução de ovos de caramujos e mosquitos da dengue, também prejudicam o ecossistema. Normalmente elas cobrem toda a superfície de um corpo d’água, impedindo que as plantas submersas não produzam oxigênios e, consequentemente, sufoquem os peixes. Os poluentes orgânicos dos rios também podem favorecer a propagação desses vegetais.
O trabalho está sendo executado com ajuda de uma escavadeira hidráulica. De acordo com a responsável pela pasta Tatyanne Lima, ainda esta semana o serviço será concluído, “ mobilizamos um equipe específica para realizar essa demanda de extrema importância para a população e para o meio ambiente”, explicou.
Para o prefeito Julio Lossio, “Nas últimas décadas, o rio passou por um grande processo de expansão urbana e imobiliária, o que agrava o nível de poluição, é por isso que estamos dando especial atenção as áreas ribeirinhas. Nossa luta não para por aqui, estamos trabalhando para que o Rio São Francisco seja revitalizado e preservado integralmente, para que ele possa se manter por muito tempo e perpetuar sua natureza histórica”, pontuou o chefe do Executivo. (Ascom Prefeitura de Petrolina)
1 comentário
É preciso tirar o esgoto sem tratamento que esta caindo no Rio, pois todos os dias passo em cima da ponte e já vir este filme de tirar as baronesas, as volta tudo de novo.