A Comissão Julgadora do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional divulgou no dia 26 de novembro os oito trabalhos vencedores da edição de 2014. Organizada pelo Ministério da Integração Nacional (MI), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), a reunião que decidiu os nomes ocorreu em Brasília (DF).
Os ganhadores são de Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Pernambuco e São Paulo, mais o Distrito Federal. O objetivo do prêmio é promover a reflexão acerca do desenvolvimento regional no Brasil.
O Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional contempla teses acadêmicas de doutorado, dissertações de mestrado, experiências exitosas e projetos inovadores para implementação no território que contribuam para o aprofundamento do conhecimento da questão regional brasileira ou para a implementação de ações comprometidas com a redução das desigualdades regionais.
Acesse o site oficial do evento.
Vencedores Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional – Edição 2014
Categoria I – Doutorado
1º lugar:
Autora: Helena Lúcia Zagury Tourinho (Universidade Federal de Pernambuco)
Trabalho: Estrutura Urbana de Cidades Médias Amazônicas: Análise Considerando a Articulação das Escalas Interurbanas e Intraurbanas
2º lugar:
Autora: Márcia Cristina Silva Paixão (Universidade de Brasília)
Trabalho: Investimento estrangeiro direto industrial no cenário ambiental e socioeconômico do nordeste brasileiro
Categoria I – Mestrado
1º lugar:
Autora: Gislaine De Miranda Quaglio (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp)
Trabalho: A questão regional e o BNDES: uma análise da conformidade entre a atuação do Banco e a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR)
2º lugar:
Autora: Veronica Sánchez da Cruz Rios (Universidade de Brasília)
Trabalho: Inovação em Políticas Públicas: Um Estudo do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu
Categoria II – Práticas Exitosas
1º lugar:
Autor: Michael Chinelato Soares (Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico – Seplande, de Alagoas)
Trabalho: Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco
2º lugar:
Autor: Carlos Roberto De Oliveira (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, de São Paulo)
Trabalho: O fortalecimento do pacto federativo através dos consórcios públicos regionais: a experiência de criação da Agência Reguladora de Saneamento PCJ
Categoria III – Projetos Inovadores
1º lugar:
Autor: Jacimar Luis de Souza (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, em Vitória)
Trabalho: Desenvolvimento de tecnologias e indicadores agroambientais para a produção de alimentos orgânicos
2º lugar:
Autora: Hellen Cristina Medeiros de Souza (Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica – Fucapi, em Manaus)
Trabalho: Agroindustria Flutuante Itinerante: Inovação para a cadeia de processamento de polp, no Amazonas)
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Integração Nacional
Blog do Banana