Presidente do STR de Santa Maria cobra benefício para assentamentos e projeto Fulgêncio

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria da Boa Vista, Maria Gilvaneide (GIL, ) em entrevista ao Blog, cobrou ações dos governos federal, estadual e municipal para potencializar os assentamentos do município e o projeto Fulgêncio, maior produtor de Banana do Vale do São Francisco.

A cerca de 500 metros do rio São Francisco, o assentamento onde Gil reside, Nossa Senhora do Carmo, com outras 11 famílias, não possui água encanada.

Há 12 anos no local, Gil lamenta a falta de assistência técnica nos lotes familiares. Para se ter uma idéia, o sistema de irrigação utilizado nas plantações é o de inundação, feito por sulco, salinizando o solo, além de gerar um grande de desperdício de água.

Outra queixa dos trabalhadores rurais é em relação à presença de atravessados, que chegam a lucrar até 200% sobre a produção adquirida nos assentamentos. Para Gil, é necessário o fortalecimento da cadeia produtiva que envolvendo os agricultores de forma organizada.

Feira – A presidente do STR, já definiu a data para a realização da FEBANA, Feira da Banana, edição 2012. O evento acontecerá entre os dias 28 e 29 de setembro, na Agrovila 15 do Projeto Fulgêncio, e terá a mesma logística de 2010, com cursos, mini cursos, dia de campo e palestras. Na última edição, a Feira capacitou 300 agricultores. Como apoiadores técnicos teve a Adagro, Sebrae e Embrapa.

Este ano o evento poderá contar com o apoio da prefeitura municipal e da Codevasf. De acordo com Gil, o ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra se comprometeu a contribuir com o sindicato, entidade organizadora da Feira, ajudar nos preparativos.

A FEBANA 2012 deverá contar também com o apoio do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Bradesco e Secretaria de Agricultura do Estado e Empetur.

 

Blog do Banana

 

Related Posts

Deixe um comentário