O desembargador Fausto Castro Campos, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e baiano de Casa Nova, se tornou na noite desta terça-feira, 2, cidadão petrolinense. Numa solenidade bastante prestigiada realizada na Câmara de Vereadores de Petrolina, com uma plateia formada por colegas de magistratura, amigos de profissão, profissionais de Direito e convidados, o presidente celebrou um momento especial para a carreira de magistrado. A homenagem ao desembargador teve como autor o presidente da Casa, o vereador Osório Siqueira, do PSB.
“Estou feliz por estar de fato recebendo meu documento de cidadão petrolinense, apesar de já me senti daqui porque fui criado praticamente entre Casa Nova e Petrolina”, frisou Fausto. O presidente disse não estar constrangido por ter vereadores da Casa que não aprovaram o decreto legislativo de autoria de Osório, concedendo a ele o titulo de cidaão petrolinense. Os que não compareceram, apesar de enviar justificativas, foram integrantes em sua maioria da bancada governista.
Fausto foi um dos quatro magistrados a votar pela cassação do mandato do prefeito Julio Lóssio, do PMDB, num placar apertado onde a cassação de Lóssio foi deciddia por 4 x 3 e posteriormente anulada pelo Tribunal Superior Eleitroal – TSE.
“Não me sinto constrangido. Sou magistrado, juiz de Direito e quando a gente julga agrada uma parte e desagrada outra. Eu não cassei o prefeito eu votei pela cassação em um colegiado de sete e a maioria ganhou, paciência. Eu votei sim pela cassação do prefeito e votaria novamente; não sinto o menor constrangimento, porque sou juiz de Direito isso há 30 anos, agradando uns e desagradando outros. O que importa é que meus amigos vereadores de Petrolina, na sua maioria, o presidente Osório, reconheceram e acharam por bem em me legitimar, cidadão de fato de Petrolina”, declarou o presidente que não esqueceu sua região como magistrado.
“Como presidente do TRE desloquei uma unidade móvel do Tribunal para ajudar Petrolina e com isso, levar a justiça até o cidadão, inclusive da zona rural, facilitando assim o acesso da população à justiça eleitoral”, comentou o novo cidadão petrolinense, o presidente do TRE-PE, Fausto Campos.
Blog do Banana