Mais uma vez a Prefeitura de Petrolina através da Secretaria Municipal de saúde (SMS) realiza um carnaval tranquilo e sob muitos cuidados com a saúde nesse ano 2015. Nos três polos festivos os foliões contaram com total apoio multiprofissional da SMS e brincaram com segurança, tranquilidade e alegria nos circuitos da festa.
O diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina (AMVS), Jarbas Costa, levou os fiscais vigilantes a todos os polos da festa, para o órgão, o evento não registrou qualquer ocorrência que prejudicasse o armazenamento, manuseio ou qualidade dos produtos. “Vimos ambulantes bem orientados e conscientes do seu devido papel na festa desse carnaval, nosso fiscais inspecionaram cada vendedor”, declarou Jarbas.
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), serviço que e orienta as pessoas sobre os riscos das doenças transmissíveis pelo sexo e também realiza distribuição de preservativos, trouxe um balanço positivo sobre o evento, explica a coordenadora do Centro de referência, Raquel Costa. “Distribuirmos em media 45 mil preservativos, esse ano não visualizamos muitos desperdícios na avenida onde pessoas que recolhiam o material e depois jogavam nas ruas sem qualquer uso, abordamos diversas pessoas e conversamos sobre a necessidade do sexo seguro”, afirmou Costa.
O SAMU de Petrolina também deu total suporte aos foliões nos quatro dias de festa, com uma unidade suporte sempre disponível em local de acesso rápido para as unidades hospitalares, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência realizou pequenas ocorrência sendo na maioria das vezes foliões em estado de alcoolemia.
O carnavalesco e alegorista, Charles Radson, há anos se diverte no carnaval de Petrolina e esse ano o folião percebeu algo novo na festa. “A diversidade de gêneros e culturas é cada vez maior, homens, mulheres, homo afetivos e trans, todos jutos na fantasia do Frevo e dessa mistura de ritmos. Petrolina mais uma vez realiza um carnaval do povo para o povo”, finalizou Radson.
ASCOM-Saúde
Blog do Banana