Previsão é de chuva abaixo da média em Pernambuco, diz Comitê

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido, formado para encontrar maneiras de diminuir o sofrimento da população atingida pela seca, se reuniu nesta terça (8) no Recife. A previsão sobre chuva em Pernambuco, de acordo com a meteorologia, não é otimista para este início de ano.

Pela primeira vez no ano, o Comitê realizou a reunião. O encontro foi para atualizar os dados da seca, apresentar os trabalhos realizados e discutir soluções para o problema. Em Pernambuco, mais de 1,2 milhão de pessoas continuam sofrendo com a estiagem e 122 municípios ainda estão em estado de emergência.

“Nós aguardamos que nessa segunda quinzena de janeiro os institutos de meteorologia tragam uma notícia melhor, mas mantidas as expectativas de hoje, nós teremos muitas dificuldades nos próximos 90 dias”, explicou o secretário estadual de Agricultura, Ranílson Ramos.

O prejuízo calculado na pecuária é de R$ 800 milhões. Na agricultura, quase toda a safra foi perdida, e as perdas ultrapassam os R$ 700 milhões.

“Infelizmente, para a quadra chuvosa do Sertão, que é de dezembro a março, a perspectiva não é muito boa, é de chuvas abaixo da média. A partir de março, há um tendência de reversão desse quadro, mas que pegaria pouco a região do Sertão, seria mais solução para as regiões do Agreste, Zona da Mata e Litoral”, afirmou Sérgio Torres, diretor da Agência de Águas e Clima de Pernambuco. (www.g1.com.br/pernambuco) (G1)

Blog do Banana

 

 

 

Related Posts

Deixe um comentário