O 1° Mutirão de negociação do Procon Cabrobó-PE, sertão do São Francisco, idealizado pela coordenadora do Procon no município, Elizangela Cipriano, com apoio da Prefeitura Municipal, teve grande aceitação da população e participantes e, por causa desse sucesso, o próximo já está sendo planejado para março de 2019, durante a Semana do Consumidor.
“Já foram firmadas diversas parcerias com novos lojistas e patrocinadores como o Sebrae, disse Felipe Brito, presente na programação através da Superintendência da Receita Municipal. Diversas secretarias municipais estiveram no Mutirão, e a Prefeitura de Cabrobó junto com a organização, comemora o balanço de 603 atendimentos em dois dias de Mutirão, quinta, 13, e sexta, 14, na Praça João Freire de Carvalho, Centro da cidade.
“O objetivo principal foi poder realizar as negociações. Com a presença de diversos lojistas. Sempre contando com a intermediação do Procon Cabrobó para que se conseguisse as melhores propostas para clientes e lojistas”, explicou Felipe que destacou a total participação da Prefeitura, pois o prefeito Marcílio Cavalcanti não mediu esforços para que fosse realizada a ação.
“Mesmo o Procon já existir em Cabrobó há alguns anos, o prefeito Marcílio Cavalcanti foi o primeiro a disponibilizar apoio total para que o Mutirão de Negociação fosse realizado e se tornasse o sucesso que foi em atendimentos”, frisou Felipe Brito.
A Superintendência da Receita Municipal também esteve entre os que facilitaram a vida dos devedores em Cabrobó. Durante o Mutirão, foram realizados 50 parcelamentos com descontos de débitos referente a IPTU, ISSFIXO e Alvará.
“Contamos com o apoio da CDL de Cabrobó, realizando consulta gratuita ao SPC e SERASA. A assistência jurídica Municipal gratuita dirimiu dúvidas; e a sala do Micro Empreendedor Individual realizou formalizações. O grande destaque foi para a Compesa que ofereceu o maior desconto do evento”, relatou Felipe.
“Quem apareceu por lá pode aferir a pressão, realizar testes rápidos de glicemia e HIV e recebeu preservativos, gratuitamente, numa atenção da Secretaria de Saúde com o evento”.
O Mutirão teve também a emissão na hora de documentos como carteira de trabalho e carteira reservista. O Cartório da Cidadania marcou presença tirando dúvidas e orientando as população sobre certidões. “Por conta da baixa disponibilidade de material no estado para confecção de RG não foi possível oferecer o serviço, porém foi feita uma listagem com o nome e contato das pessoas interessadas para poder contabilizar essa demanda”, revelou Felipe Brito.
“Vamos programar para no próximo evento poder tentar oferecer esse tipo de serviço também à população local”, concluiu.