Política

Primeiro ano da nova gestão municipal consolida Lagoa Grande como destaque econômico e social de Pernambuco

O ano de 2025 marcou o início de uma nova fase administrativa em Lagoa Grande, no Sertão pernambucano, sob a liderança da prefeita Catharina Garziera. No primeiro ano de governo, a gestora assumiu o desafio de manter e ampliar um legado histórico de investimentos públicos construído ao longo das últimas décadas por ex-prefeitos como Vilmar Cappellaro, de quem foi vice-prefeita entre 2020 e 2024, e por seus pais, Rose e Jorge Garziera, que ajudaram a transformar o município em referência regional de desenvolvimento.

Mesmo diante das responsabilidades de um início de mandato, Catharina encerrou 2025 com resultados expressivos. Lagoa Grande alcançou o maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco, com alta de 40% entre 2023 e 2024, consolidando-se como um dos motores econômicos do Sertão e reafirmando o título de Capital da Uva e do Vinho do Nordeste.

Educação como prioridade

A educação foi um dos pilares centrais da gestão em 2025. O município ampliou investimentos estruturantes com a implantação do ensino em tempo integral em quatro escolas da rede municipal, fortalecendo a aprendizagem, a permanência dos alunos em sala de aula e a política de educação integral.

Como reconhecimento e valorização dos profissionais da área, a prefeita fechou o ano com a implantação do Abono Extraordinário para todos os servidores da educação, contemplando professores e demais trabalhadores da rede municipal, um investimento necessário de valorização profissional e reconhecimento importante no fortalecimento da educação municipal.

“Investir em educação é investir no presente e no futuro de Lagoa Grande. Nosso compromisso é garantir qualidade no ensino e valorização de quem faz a educação acontecer todos os dias”, destacou a prefeita Catharina Garziera.

Avanços significativos na saúde

Na saúde, a gestão obteve conquistas importantes e foram realizados investimentos no Centro Cirúrgico do Hospital Municipal José Henrique de Lima, o que possibilitou a redução da fila de cirurgias eletivas no município, uma ação em parceria com o governo estadual.

A população também passou a contar com a ampliação do número de médicos plantonistas, além da chegada de profissionais especializados, como cardiologista e neuropediatra, esta última, atendendo de forma integrada às demandas da saúde e da educação municipal. E conquistou também o CAF (Centro de Atendimento Farmacêutico) e uma Farmácia Municipal estrurada para melhor atender a todos.

Outros avanços incluem: Obras de Unidade Básica de Saúde (UBS) em andamento, como no distrito de Vermelhos; Implantação de uma sede estruturada da Farmácia Municipal e Centro de Atendimento Farmacêutico, garantindo melhor acesso a medicamentos; e o sucesso nas campanhas de vacinação sempre com média superior ao preconizado pelo ministério da Saúde, média de 90%.

Fortalecimento das políticas sociais

O cuidado com as pessoas foi uma marca constante da gestão. Em 2025, a Prefeitura ampliou a rede de segurança alimentar com a aquisição de mais uma Cozinha Comunitária, totalizando três unidades no município — na sede, em Vermelhos e a de Jutaí que inicia o atividades em 2026. As cozinhas comunitárias em funcionamento distribuem, em média, mais de 4 mil refeições por mês, combatendo a insegurança alimentar e nutricional no município.

Na Coordenadoria da Mulher, por meio de convênio com o Governo de Pernambuco, via Secretaria Estadual da Mulher, o CEAM foi fortalecido com a aquisição de mobiliários, computadores e, no final do ano, um veículo, reforçando a rede de apoio no combate à violência de gênero e ao feminicídio.

Investimentos no campo e no meio ambiente

A gestão também voltou um olhar atento para o homem e a mulher do campo. Em parceria com o Incra Submédio São Francisco e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, foram desenvolvidas ações de cidadania para famílias de assentamentos rurais do município ,além de realizar serviços de limpeza de barragens e aguadas e recuperação de poços e de estradas vicinais.

Na área ambiental, Lagoa Grande obteve sucesso na campanha realizada em parceria com a Acavasf, para o recolhimento de embalagens de agrotóxicos, fortalecendo a consciência ambiental e a sustentabilidade no meio rural, e ttecoutras ações.

Obras e investimentos estruturadores

Na área urbana, importantes espaços públicos foram requalificados. O coração da cidade, a Praça Hermes Amorim, conhecida como Praça dos Estudantes, recebeu uma requalificação moderna e acolhedora para as famílias lagoa-grandenses. A Praça do bairro Mirada Nova também passou por investimentos estruturais.

Foram realizadas ainda obras de quadras de futebol society nos distritos de Vermelhos e Jutaí, ampliando o acesso ao esporte e ao lazer. Outro destaque foi a requalificação do Parque de Eventos da Uva e do Vinho, que voltou a sediar, após dez anos, a Festa e Feira da Uva e do Vinho do Nordeste – Vinhuvafest.

O evento foi um sucesso de público e de volume de negócios, fortalecendo a economia local e ampliando oportunidades de emprego, renda e desenvolvimento. “Nosso trabalho é coletivo e tem como foco melhorar a vida das pessoas, seja na cidade ou no campo. Lagoa Grande cresce porque planejamos, investimos e acreditamos no potencial do nosso povo”, afirmou a prefeita Catharina Garziera.

Catharina diz: “Com resultados concretos em áreas estratégicas, o primeiro ano da gestão demonstra equilíbrio entre responsabilidade administrativa, continuidade de um legado histórico e inovação, posicionando Lagoa Grande como referência de desenvolvimento econômico e social no Sertão de Pernambuco”, concluiu a prefeita.

TEXTO – CINARA MARQUES – JORNALISTA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE LAGOA GRANDE
FOTOS: SANTIÊ COMUNICAÇÃO

Compartilhe: