124
O feriado, pelo Dia da Padroeira de Petrolina Nossa Senhora Rainha dos Anjos, conta nesta quarta (15) com uma programação de missas e procissão pelas principais ruas, que serão interditadas, em função da comemoração da festividade católica.
Logo cedo aconteceu a missa festiva na Igreja Matriz de Petrolina, às 10h, na Catedral, houve uma missa solene e a celebração vocacional e a partir das 16h, uma procissão irá tomar as principais ruas de Petrolina, seguida da Santa Missa, quando centenas de fiéis devem celebrar Nossa Senhora Rainha dos Anjos.
Segundo o Bispo Diocesano, Dom Manuel dos Reis, o dia da padroeira é o mais importante da história religiosa do município. “Neste dia a cidade para e todos estão convidados para participarem da festa que começou há dois dias e hoje terminará com chave de ouro”, convida.
O Bispo ressaltou inclusive que para as festividades católicas do próximo ano, deverão ser instalados telões na parte externa da Catedral para que os fiéis tenham a oportunidade de assistir a Santa Missa do lado de fora. “A catedral que é grande fica pequena, durante o Novenário quando a participação das pessoas é muito grande”, frisa. “O cortejo levará para o altar da Catedral a imagem de Nossa Senhora Rainha dos Anjos em louvação ao Bom Deus, a celebração do Mistério da Fé em Deus, ao amor e a misericórdia por todos nós”, disse Dom Manuel.
Entendendo que por ser um momento político em todos os municípios brasileiros, há chances da procissão virar um evento político, o Bispo pede a compreensão das pessoas que não misturem a política com a religião. “O voto é muito importante, pois é o exercício da cidadania, da democracia, mas nãopodemos misturar a política e a religião”, pontua.
Além de Petrolina outras quatro cidades pernambucanas comemoram hoje o dia de seus padroeiros. Glória do Goitá, na Zona da Mata Norte, celebra o Dia de Nossa Senhora da Glória. Em Sirinhaém, na Mata Sul, o padroeiro é São Roque. Em Tabira, no Sertão do estado, a festa é de Nossa Senhora dos Remédios. E Nossa Senhora do Perpetuo Socorro é a padroeira de Ipubi, também no Sertão.