Procon orienta consumidores prejudicados por ‘apagão’ a registrarem reclamações formais

Por Ricardo Banana
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Após um ‘apagão’ afetar o abastecimento de energia na Bahia e em outros estados do Brasil nesta terça-feira (15), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) orientou que os consumidores que tiveram equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos danificados, formalizem as reclamações.
De acordo com o órgão, que é vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), as reclamações devem ser feitas junto à concessionária responsável pelo serviço – no caso da Bahia, a Neoenergia Coelba – e ao próprio Procon.
Os consumidores podem registrar as reclamações através do site do Procon ou ir aré os postos de atendimento em Salvador ou no interior do estado.
Para isso, é necessário apresentar as notas fiscais dos produtos danificados, além de laudos técnicos que atestem o motivo do dano.
A Bahia teve 6,5 milhões de imóveis afetados pelo desabastecimento na manhã desta terça, apontou a Neoenergia, distribuidora de energia que atua em 415 dos 417 municípios do estado. O desabastecimento atingiu todas as cidades baianas, o que torna o número de imóveis impactados ainda maior.
Com caráter nacional, a falta de energia atingiu as regiões Nordeste, Norte e Sudeste. Na Bahia, o abastecimento retornou por volta de 14h.
A situação assustou os passageiros do metrô, que foram orientados a sair dos trens e andar pelos trilhos do transporte. O serviço foi totalmente evacuado e segue suspenso na tarde desta terça-feira.
Além do metrô, os ascensores da capital baiana, como o Elevador Lacerda, Elevador do Taboão, Plano Inclinado Gonçalves, Plano Inclinado Liberdade-Calçada e Plano Inclinado Pilar, ficaram sem funcionar por mais de duas horas.
Com informações G1

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