131
Nas últimas 24h, o município registrou 123 novos casos da doença. A procura por álcool e testes também tem crescido nos últimos 15 dias.
Após um crescimento nos casos de Covid-19 em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, as farmácias da cidade têm registrado um aumento na procura de máscaras de proteção. A venda do produto já é 40% maior em alguns estabelecimentos, e a procura por álcool e testes também cresceu nos últimos 15 dias.
“Desde o dia 10 desse mês a procura aumentou. Após também o surto de gripe, as escolas passaram a exigir que as crianças e os alunos voltassem a usar máscara. Então, tivemos um aumento na venda de máscaras com uma média de 30 a 40%”, destaca Marcus Rufino, gerente comercial.
O gerente também afirma que há quinze dias atrás, o estabelecimento estava realizando em média dois testes por semana. Agora, são realizados cerca de dois testes por dia.
Na farmácia onde Mara Braz trabalha, o estoque de máscaras acabou nas últimas 24h. A gerente também destaca que o álcool também tem sido um item de higiene bastante procurado.
“Desde o domingo posterior às eleições que as máscaras estão em falta. O último estoque que eu tinha, foi vendido ontem. E tem muita procura, tanto de máscara, como de álcool. As pessoas estão mais conscientes em relação ao aumento de casos na pandemia”.
O uso de máscaras vem sendo recomendado pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), após a chegada da nova subvariante da ômicron. Com o aumento de casos na pandemia, a Anvisa retomou a obrigatoriedade do uso de máscara em aeroportos e aviões no Brasil.
Com mais de sessenta anos e tendo comorbidades, a aposentada Silvia Miranda conta que nunca deixou de usar a máscara em locais fechados. Agora, com o aumento de casos da Covid-19 em Petrolina, o uso do item de proteção com certeza será ainda mais frequente.
“Como começou a aumentar o índice, não saio mais sem máscara. Já tenho minha máscara na bolsa e tenho várias se alguém precisar”, comenta Silvia.
(G1).
*