No Vale do São Francisco já se tornou comum para os usuários das operadoras de telefonia de celular as reclamações devido às linhas congestionadas, sinal baixo, cobrança de deslocamento e falhas no sistema em geral, nos últimos dias essa situação tem se agravado ainda mais.
Apesar de o assunto ser bastante discutido nas ruas das cidades vizinhas, Petrolina-PE e Juazeiro – BA, a população ainda não se mobilizou de forma jurídica para cobrar mudanças as operadoras. Segundo o consultor Jurídico da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (PRODECON) em Petrolina, Rodrigo Dorando, foram registradas poucas reclamações das operadoras na cidade. “Com o levantamento dos registros de reclamações, de junho de 2011 à abril deste ano, apenas quatro reclamações foram registradas sobre a interrupção e a má qualidade do sinal, sendo duas da OI e duas da TIM.”, afirma.
Ainda de acordo com o consultor, no Código de Defesa do Consumidor a partir do artº 12, toda prestadora de serviço tem que oferecer um atendimento eficaz e podendo até gerar indenizações ao cliente. “O telefone celular tem a característica de um serviço essencial, se o cidadão necessita do celular para trabalhar tanto cabe indenização por danos morais e materiais. No Prodecon nós fazemos uma notificação administrativa para resolver o problema, este procedimento de indenização só cabe a justiça .”
O cidadão que deseja denunciar deve comparecer com a cópia do RG e CPF e comprovante de residência, na sede do Prodecon, no centro de Convenções ao lado do River Shopping , no horário de 13h às 17h e registrar a reclamação sobre a má qualidade do serviço. Só com o registro das reclamações é possível notificar as operadoras para tomar as devidas providências e cobrar um melhor atendimento para a região.
Fonte: Petrolina1
Blog do Banana