Serviços Públicos

PRODECON de Petrolina formalizou cerca de 500 reclamações no primeiro semestre

As equipes também intensificaram ações educativas em diversos pontos da cidade
Ao longo dos primeiros seis meses de 2025, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Procuradoria-Geral do Município, formalizou cerca de 500 reclamações no Programa Municipal de Defesa do Consumidor (PRODECON). Os números refletem a crescente demanda por soluções rápidas e eficazes para conflitos entre consumidores e fornecedores, abrangendo áreas como serviços essenciais, comércio, empréstimos, instituições bancárias e contratos diversos. As reclamações são solucionadas de forma administrativa, seja por meio de conciliação direta com as empresas, através de contato por telefone, e-mail ou por meio de audiência entre as partes envolvidas, na tentativa de mediação formal. Caso o impasse persista e seja constatada ofensa aos direitos do consumidor, o órgão pode aplicar sanções administrativas, como multa.
Diante desse cenário, o PRODECON tem intensificado suas ações educativas com o objetivo de orientar consumidores e fornecedores sobre seus direitos e deveres, promovendo o consumo consciente e prevenindo conflitos. As iniciativas incluem palestras em escolas, distribuição de material informativo e atendimentos itinerantes em bairros e comunidades. A proposta é fortalecer a cidadania e garantir maior acesso à informação, contribuindo para a redução de irregularidades nas relações de consumo no município.
Em caso de suposta ofensa às normas do consumidor, é necessário reunir o máximo de informações possíveis, como comprovantes de pagamento, prints de conversas e cópias de anúncios. Em seguida, é necessário ir até o PRODECON para formalizar a denúncia. O Programa atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Núcleo Administrativo Municipal, localizado na Avenida Coronel Clementino Coelho, nº 174, bairro Parque Bandeirantes (atrás da Banca). O atendimento também é realizado por telefone ou WhatsApp: (87) 3983-6435.
Compartilhe: