Professor Uanderson Lopes, Mamuth como é mais conhecido, foi o pioneiro em trazer o Muay Thai (Boxe Tailandês) para nossa região no ano de 2008.
Em sua equipe a Thai Kombat como é chamada, conta hoje com um número bastante elevado de alunos que buscam a arte marcial como um estilo de vida.
Para Mamuth em qualquer profissão temos que buscar a perfeição naquilo que fazemos. Pensando nisso fui para a Tailândia (Pais de origem do Muay Thai) na cidade de Kratumbaen próximo a capital Bangkok aperfeiçoar a técnica do Muay Thai. Lá o seu treinamento ficou a cargo do Mestre Pairojnoi, lenda do esporte, que no inicio dos anos 80 e 90 os tailandeses enchia os estádios da Tailândia para assistirem suas lutas e também foi uns dos primeiros treinadores do lutador de MMA (artes marciais mistas) o brasileiro Anderson Silva.
Mamuth passou um mês entre janeiro e fevereiro treinando praticamente 8h. diária com os tailandeses. Acordava às 5h30 da manhã, de segunda a sábado para correr cerca de cinco quilômetros antes do primeiro treino que terminava às 10 da manhã, quando podíamos tomar café da manhã. Depois, dormíamos até 3 horas da tarde para começar outra série de treinamento até às 18 horas”, afirmou.
No período final do campi, o mestre Mamuth passou por uma experiência tailandesa, onde foi finalmente reconhecido como “Kru” – professor em tailandês. “Na cerimônia (de finalização), passei por um ritual chamado de, o Wai Kru, no qual temos que fazer uma dança típica tailandesa no ringue, realizando movimentos de antigos guerreiros. Nessa dança, você está homenageando seu mestre e o local que você treina. Todos os lutadores tailandeses, antes de lutar, realizam esse ritual. No final, faço uma oferenda ao mestre com um colar de flores e ele me reconhece como seu discípulo, colocando um adereço abençoado na minha cabeça”, explicou.
Para Mamuth é uma honra receber esse título do mestre do Muay Thai Pairojnoi, uma pessoa simples e humilde como o seu povo, finalizou.
Fonte: Marcos Matos – Equipe Thai Kombat
Blog do Banana