Professor Mário Miranda confirma que precipitações de abril em Petrolina vêm sendo marca na região nos últimos anos

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O coordenador da estação de meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf – professor Mário Miranda informou que as precipitações que vêm ocorrendo no sertão nos últimos dois meses, mesmo trazendo alegria para o sertanejo, ainda não atingiu a média anual de precipitações pluviométricas para o período. Segundo Mário Miranda, a meta poderá ser atingido em abril com a continuidade das chuvas.

“Essas chuvas de abril têm surpreendido nos últimos anos aqui em Petrolina, diferentemente do Nordeste onde março geralmente é o mais chuvoso. Já tivemos índices aqui extremamente elevados. Teve mês de abril com quase 400 milímetros. Tem essas mudanças que na realidade talvez não seja mudanças. A natureza não obedece o calendário que o homem criou. Necessariamente, a natureza não deve se comportar pelo calendário que ela mesma criou”, disse o meteorologista.

O professor acredita que as chuvas irão aumentar mais para perto da média anual. “Aqui chove desde janeiro, mas antes com pouca intensidade, diferente do Araripe e Pajeú que já passa dos 700 milímetros. Agora naturalmente abril a tendência é diminuir no restante da região, mas o inverso tem ocorrido em Petrolina e pode continuar com as precipitações”, concluiu Mário Miranda.

Related Posts