Professores da rede municipal de Petrolina, se manifestam por reajuste de 33,24% no piso salarial

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Os professores da rede municipal de ensino estiveram presentes hoje (17), durante a votação do reajuste salarial dos professores na Câmara Municipal de Petrolina, para reivindicar o reajuste de 33,24% no piso salarial da categoria.

O piso salarial dos professores da rede pública da educação básica foi instituído em 2008 pela Lei do Piso de número 11.738. O texto da referida lei estabeleceu que anualmente, no mês de Janeiro, seria a data base de reajuste do piso, tendo como base de cálculo, o valor mínimo anual gasto por aluno. O índice para o ano de 2022 foi de 33,24%.

Nós, professores da rede pública municipal de Petrolina, recebíamos 22,47% acima do Piso e hoje, com a proposta de 33,24% que buscamos, juntamente com o apoio da ATTUE (Associação do trabalhadores e trabalhadoras unificados da Educação de Petrolina ) porque o executivo enviou para a Câmara de vereadores para ser votado nesta quinta-feira, dia 17/03/22, um reajuste de 18%, o que deixaríamos de receber 22,47% que já estava sendo pago e receberíamos na verdade, apenas 8,35% acima do Piso.

Numa resposta da secretaria em nome da prefeitura que diz valorizar o professor, divulgado nas mídias e redes sociais, alegando que deu aos docentes valores como auxílio tecnológico, rateio das sobras e compras de licencas-prêmios e férias vencidas, sendo que na verdade, isso não são benefícios, é dinheiro do FUNDEB(Fundo da Educação Básica) que complementa a folha de pagamento na qual era de 60% e passou a ser 70%, daí o nome FUNDEB 70.

Como o dinheiro não foi utilizado para o pagamento dos salários dos professores e não pode ir para outros fins, a grande sobra foi distribuída de forma acima citada.
Portanto, se tem “dinheiro de sobra”, tem dinheiro para pagar o reajuste correto que é Lei e Lei tem de ser cumprida.

A ATTUE(Associação dos trabalhadores e trabalhadoras unificados da Educação de Petrolina), está pleiteando junto com os professores o índice dado pelo MEC, vez que o Piso vem sendo pago entretanto, precisamos das devidas equiparações, conforme a tabela salarial que é nosso EPCM(Estatuto de Planos de Cargos e Carreira do Magistério Público Municipal)

Related Posts