Valorizando o SUS em Petrolina e buscando aprimorar a rede de atenção à saúde pública, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina participaram da aula inaugural dos três novos cursos de especialização em saúde publica numa parceria do Ministério da Saúde e Instituto de Educação e Pesquisa Sírio Libanês.
Na manhã dessa quarta-feira, 02, o auditório da UNIVASF de Juazeiro foi palco de muita integração e conquistas para a região do Vale do São Francisco. A instalação dos cursos de Regulação em Saúde, de Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde e Educação em Saúde para Preceptores do SUS, foi marcada de muito entusiasmo e expectativa positiva por aqueles que buscam a cada dia melhorar a saúde das pessoas.
Através de uma videoconferência nacional o ministro da Saúde, Arthur Chioro, trouxe os votos de confiança para as equipes de saúde, e ressaltou a importância das parcerias entre o Ministério da Saúde e os parceiros, que de forma acolhedora e com responsabilidade promovem a cada dia melhoria da saúde pública brasileira. “Parabéns a todos os envolvidos no projeto, gestores municipais, profissionais da atenção básica que são a principal porta de acesso dos usuários SUS, demais profissionais e facilitadores. Qualificar nossa atenção é promover o cuidado a saúde dos brasileiros e brasileiras”, disse Chioro.
Os novos cursos têm carga horária de 360 horas e seguem com uma oferta de 36 vagas para os profissionais de Petrolina. A secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, presente no evento, compôs a mesa gestora e fez a abertura simbólica da aula inaugural, deu as boas vindas a todos e celebrou com todos os avanços da rede SUS na região.
Abrindo a cerimônia presencial com mais de 200 especializandos da região, a Secretária de Saúde de Petrolina Lucia Giesta destacou, “Que todos possamos avançar ainda mais e levar uma saúde digna e humanizada a cada família de Petrolina e Juazeiro. A Região do Vale do São Francisco vive hoje um momento marcante na história do SUS com a instalação destes cursos, onde serão trabalhadas as realidades regionais e construídos ‘Projetos Aplicativos’ adequados a nossa região”, destacou Lucia.
A coordenadora do Núcleo de Apoio a Saúde da Família de Petrolina (NASF), Rebeca Santana, externa seu empenho em participar da especialização e explica a importância do curso de Gestão da Clínica para a sua atuação profissional. “Com especialização podemos criar um núcleo de pesquisa de gestão em saúde, aprimorar a assistência e o cuidado em saúde pública e investir na redução de danos e em outros processos como a assistência”, explicou.
O coordenador e representante da rede Sírio Libanês aqui em Petrolina, Andersom Torreão, explica o empenho de Petrolina em construir uma plataforma de acesso para os profissionais da Atenção Básica do Município, “O sucesso da instalação desses cursos é fruto do empenho de todos os gestores municipais em propiciar momentos de discussões propositivas para o sucesso dessa região. Petrolina tem sido pioneira em grandes projetos para a saúde dos seus usuários”, concluiu Anderson.
ASCOM Saúde
Blog do Banana