A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) divulgou, nesta quinta-feira (27), o boletim com o número total de cirurgias eletivas realizadas entre o mês de agosto de 2013, quando a Unidade foi inaugurada, até a última segunda-feira (24), em Petrolina. Ao todo foram mais de 900 procedimentos de pequeno e médio porte efetuados nas mais diversas especialidades.
Equipada com um Bloco Cirúrgico, com três salas de cirurgias, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, além da clínica cirúrgica com capacidade para 10 leitos pós-operatório, local onde o paciente pode permanecer durante o período de 24 horas, a equipe da UPAE realizou ao todo 936 cirurgias de pequeno e médio porte. De acordo com a enfermeira responsável pelo setor, Ana Carolina Freire, os procedimentos ocorreram em sete especialidades.
“Com o trabalho dos profissionais da Unidade, conseguimos efetuar as cirurgias nas áreas de cirurgia geral, cirurgia vascular, dermatologia,oftalmologia, proctologia, gastroenterologia e neste mês de fevereiro iniciamos também na especialidade de urologia. Estão sendo beneficiados os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que necessitavam deste serviço na região.”
Todos os procedimentos realizados são eletivos, ou seja, são cirurgias programadas. “Nossos pacientes são encaminhados pelos profissionais do ambulatório e após o diagnóstico são direcionados para a realização das cirurgias”, explica Ana Carolina. A agenda cirúrgica é disponibilizada mensalmente para a Secretaria Estadual de Saúde (SES), atendendo aos pacientes dos municípios de Petrolina, Afrânio, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Dormentes e Orocó.
Blog do Banana