Iniciou na manhã de ontem (10) e vai até às 12h desta quarta-feira (12), o curso para disseminadores externos de Informações Previdenciárias, inserido no Programa de Educação Previdenciária, oferecido pela Coordenação Previdenciária do Instituto Nacional de Seguro Social – INSS aos profissionais do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), CREAS (Centro Especializado da Assistência Social) e estagiários de Serviço Social em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho – SEDEST.
Segundo Everaldo Rodrigues, gerente do CRAS/Petrolina, o curso é voltado para a formação da comunidade para estas atuarem como agentes disseminadores deste conhecimento. “Esta temática fortalece os conteúdos discutidos nos centros de referência. O usuário do CRAS necessita dessas informações para os encaminhamentos no INSS”, esclareceu Everaldo Rodrigues, Gerente CRAS/Petrolina.
O curso faz parte do Programa de Educação Previdenciário (PEP) e está sendo ministrado pelos servidores José Orlando Macedo, Patricia Pires e Iracema Mayara Brandão, e a estagiária de administração Cinthia Sayuri. Esta ação visa orientar os beneficiários da previdência social, “facilitando o acesso à previdência social pela sociedade a fim de evitar a ação de estelionatários”, declarou a palestrante Iracema Mayara Brandão.
No evento, são abordadas as seguintes temáticas ‘O Trabalhador e a Previdência Social’, ‘Evolução da Proteção Social’, ‘Proteção Previdenciária ao Trabalhador’, ‘Proteção Previdenciária ao Trabalhador Rural’, ‘Filiação e Inscrição na Previdência Social’, ‘Filiação e Inscrição na Previdência Social’, ‘Condições para o Reconhecimento de Direitos’, ‘Rede de Atendimento do INSS’, ‘Benefícios da Previdência Social’, ‘Informações sobre a Previdência Social’, ‘Benefícios Assistenciais’.
Para a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho – SEDEST, Maria Adnair Viana, o CRAS funciona como multiplicador dessas informações e meio de orientação sobre o acesso a esses benefícios. “É muito importante a aplicação dos direitos previdenciários para ampliar a cobertura desses direitos por meio da inclusão nos regimes de previdência. Esta é a oportunidade democratizar a informação sobre os benefícios previdenciários junto à população”, concluiu.
ASCOM-PMP
Blog do Banana
