Profissionais do Hospital Dom Malan e da Unidade de Pronto Atendimento e de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), ambos geridos pelo Imip, participaram na última sexta-feira (30.05), do Curso de Trombolítico, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. O objetivo foi de capacitar e atualizar ainda mais os médicos e enfermeiros de emergências sobre a assistência ao infarto do agudo do miocárdio e da angina instável.
Segundo o instrutor médico cardiologista, João Moraes, os participantes foram orientados a realizar a medicação o mais rápido possível, o trombolítico é um remédio que dissolve o trombo do vaso que está obstruído. “O objetivo é chegar ao diagnóstico e ao tratamento adequado o mais rápido possível, isso aumenta a qualidade da assistência prestada”, afirma.
Para o coordenador médico da UTI Obstétrica do HDM, Álvaro Pacheco, o saldo do curso foi positivo. “Foi muito importante discutir o tema, o diálogo realizado foi bastante relevante. Acontecendo algum caso de emergência no HDM, a equipe estará ainda mais preparada para assistir o paciente devidamente”, disse.
Já o coordenador médico da UPAE , Etiel Lins, ressalta que é importante que o profissional que trabalha numa emergência médica seja capacitado a atender um paciente com dor precordial (dor na região do coração), consiga dar o diagnóstico e realize o tratamento efetivo. “Na Upa 24hr, que é voltada para emergência clínica, é fundamental que o profissional seja treinado para utilizar o medicamento trombolítico, isso salva a vida do paciente. Estamos cada vez mais capacitados”, pontua
ASSESSORIA DE IMPRENSA HOSPITAL DOM MALAN/IMIP
Blog do Banana