Dois profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Juazeiro participaram de um curso de qualificação para atendimento a pacientes com transtornos mentais na urgência e emergência. O curso do Ministério da Saúde ocorreu em Brasília-DF e foi dividido entre aulas remotas e presenciais, com simulações realísticas destes tipos de atendimento.
De acordo com a coordenadora de Enfermagem do SAMU, Juliana Tupiná, é a primeira vez que eles participam de curso com esta abordagem. “A qualificação traz a possibilidade de multiplicarmos para os profissionais daqui do SAMU de Juazeiro novas metodologias de atendimento ao paciente de saúde mental. Isso implica na melhoria da assistência à população com algum transtorno mental”, destacou Juliana Tupiná.
Além de Juliana, também participou da qualificação o instrutor do Núcleo de Educação de Urgência (NEU), Eduildson Nunes. “No curso nós, enquanto multiplicadores para as nossas equipes, vimos atendimentos de primeiros-socorros psicossociais, comunicação terapêutica, como lidar com pacientes com comportamento suicida, crises de ansiedade e surto psicótico e abuso de álcool de outras drogas, por exemplo”, explicou Juliana.