Até 12 de outubro, famílias inscritas no CadÚnico podem garantir a nova parabólica digital gratuita e acessar mais de 100 canais em alta definição
As famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico de três cidades de Pernambuco têm até o dia 12 de outubro para aderir ao programa Brasil Antenado, realizar o agendamento e garantir a instalação gratuita da nova parabólica digital, que oferece acesso a mais de 100 canais, imagem em alta definição, som de qualidade e maior estabilidade de sinal.
Iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) e da Anatel e executada pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), a ação visa beneficiar mais de 5 mil famílias aptas em Pernambuco. Os municípios contemplados são: Dormentes, Santa Cruz e Santa Filomena.
Erijunior Rodrigues, morador de Santa Filomena, contou: “O pessoal veio aqui em casa e instalou tudo direitinho. No começo a gente nem sabia direito, mas como a cidade é pequena, logo começaram a comentar que o governo estava distribuindo antenas para melhorar o sinal. Aí resolvi me inscrever, cadastrei meus dados e, graças a Deus, recebi a antena. A qualidade da imagem ficou excelente e agora temos muito mais opções de canais”.
Para solicitar o benefício, os interessados devem acessar o site oficial www.brasilantenado.com.br ou ligar para o 0800 729 2404 e agendar a instalação gratuita.
Vicente Ferreira Pereira, também de Santa Filomena, disse que sua antena antiga não funcionava mais. “Não pegava nada. Eu quase não conseguia assistir, ficava só chiado na televisão. Aí fiz o pedido e, em três dias, vieram instalar. Depois disso, a TV ficou ótima, pegando todos os canais certinhos. Agora assisto jornal de manhã, à tarde e à noite. A imagem está boa demais.”
Brasil Antenado
O programa foi viabilizado a partir da portaria MCom nº 17.337, de 7 de abril de 2025. Seu objetivo central é assegurar o acesso à informação como direito fundamental, especialmente em regiões onde o sinal terrestre digital não está disponível ou é limitado, promovendo uma transformação estrutural no acesso à televisão aberta e gratuita para diversas famílias.
Ao todo, o programa atenderá 323 municípios, em 16 estados, de forma faseada e até abril de 2026.
● Fase A (14/07–12/10/2025): 77 municípios em 6 estados (MA, PI, PA, CE, RN e PE) — mais de 220 mil famílias aptas.
● Fase B (13/10/2025–11/01/2026): 138 municípios em 5 estados (TO, PA, RR, PI, MA) — mais de 228 mil famílias aptas.
● Fase C (12/01–12/04/2026): 108 municípios em 8 estados (ES, MG, GO, BA, MT, MS, RO, RS) — mais de 222 mil famílias aptas.
A lista completa de cidades está disponível no site oficial brasilantenado.org.br
Sobre a EAF
A Entidade Administradora da Faixa (EAF) é uma instituição sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel e vinculada ao Ministério das Comunicações. Entre suas atribuições estão a limpeza da faixa de 3,5 GHz, essencial para a operação do 5G no país, os programas Siga Antenado e Brasil Antenado, a execução das infovias na região amazônica, para expandir a infraestrutura das telecomunicações no norte do Brasil, e a implantação das redes privativas de comunicação para o Governo Federal.
Mais informações:
www.brasilantenado.org.br
Contato:
imprensa@eaf.org.br
