Comerciantes da Avenida 7 de Setembro, em Petrolina, já estão inclusos no Programa de Coleta Seletiva desenvolvido pela secretaria de Infraestrutura do município, em parceria com a Organização Não Governamental ECOVALE.
De acordo com um dos responsáveis pelo cadastramento dos comerciantes no Programa, Rosivaldo Soares, houve uma aceitação de 100% dos donos de estabelecimentos comerciais ao projeto. “ Conseguimos realizar um trabalho bastante positivo com os comerciantes da Avenida 7 de Setembro. A adesão foi de 100% ao programa de Coleta Seletiva, e isso só tem a contribuir com o trabalho dos catadores e com o bem estar da população”.
Nos próximos dias as equipes do programa de Coleta Seletiva de Petrolina estarão realizando panfletagem e cadastramento na Avenida da Integração. Posteriormente os trabalhos acontecerão na Avenida Honorato Viana e Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio.
“ No primeiro contato com os comerciantes nós informamos sobre a importância da separação do lixo seco e do úmido e os convidamos para participarem do projeto, que é gratuito. A documentação exigida são os dados cadastrais do estabelecimento e do proprietário”, ressalta Soares.
Todo o material recolhido é destinado a Cooperativa dos Catadores de Petrolina Renascer, Cooperativa dos Catadores e Materiais Recicláveis do Raso da Catarina (COOMARCA) e para a Associação de Agentes Ambientais de Petrolina (ASAGAMP). É importante frisar que essas entidades, desde o início do ano, já recolhem todo material da área central do município no período noturno.
“ Petrolina é uma das cidades brasileiras que está atenta à importância da reciclagem do lixo. Implantamos esse projeto em 2011 e já conseguimos atender empresas de médio e grande porte, condomínios, escolas e repartições públicas. A tendência é ampliarmos cada vez mais o programa de Coleta Seletiva para que possamos ter uma cidade mais limpa e contribuirmos com a preservação do meio ambiente”, ressalta o prefeito Julio Lossio.
Ascom PMP
Blog do Banana