Por Ney Vital – Jornalista e Radialista
Em Brasilia 19 horas! E escutamos os acordes O Guarani, obra baseada no romance de José de Alencar. A abertura É muito bonita. É uma das marcas positivas do programa mais antigo do rádio brasileiro.
A voz do Brasil passou por algumas adaptações. Os acordes de “O guarani” estão agora no ritmo de forró, samba, choro, bossa nova, capoeira, moda de viola e até techno. É a tentativa de se aproximar de uma linguagem mais simples e usual, o tradicional “Em Brasília, 19 horas” também foi substituído por “7 da noite, em Brasília”.
Sou a favor do Programa A Voz do Brasil. O programa é muito bem produzido. O programa acumula três prêmios de jornalismo e é reconhecido como canal de acesso a informações precisas e objetivas sobre o Governo, o Estado e a Cidadania. Quem ouve a Voz do Brasil percebe muitas informações relevantes que não são apresentadas nas programações de TV.
É um programa que abre espaço para as lideranças dos movimentos sociais e para os patrões. Fala o empresário e o trabalhador. É um programa que respeita o contraditório. Segundo pesquisas, o maior índice de audiência ocorre nas regiões Nordeste e Centro-Oeste.
Muitos brasileiros nos mais diversos rincões só têm acesso à informação através do Rádio através da Voz do Brasil.
Voz do Brasil tem o recorde de programa de rádio mais antigo do hemisfério sul, mas continua a ser moderno. Depois de mais de 70 anos no ar, 19 mil edições e mais de 30 milhões de ouvintes diariamente, o programa passou a ser exibido pela internet.
Há quase 80 anos, admito o programa cumpriu uma função: a função de impor a voz, não do Brasil, mas do poder ditatorial que pretendia amarrar o imaginário nacional a partir da força bruta do Estado.
Hoje o Programa A Voz do Brasil não inspira o medo. Nunca mais foi ouvida como portadora de alguma forma de verdade, nem mesmo oficial, ou de ameaça, por mínima que fosse.
Existe um movimento que deseja flexibilizar o horário de transmissão e até mesmo tirar do ar o Programa. Você é a favor ou contra?
Blog do Banana