“Aconteceu hoje, na Subseção Judiciária de Petrolina/PE, o primeiro evento aberto ao público do projeto “A Comunidade Escolar na Justiça Federal”, que consistiu em realização de sessão de julgamento simulado por alunos de três escolas da rede estadual de ensino da cidade: Escola do N6, Escola João Batista dos Santos e Escola Eduardo Coelho.
O projeto, que conta com a parceria da Gerência Regional de Educação – GRE, tem como objetivo aproximar a comunidade, em especial crianças e adolescentes, da Justiça Federal de Petrolina/PE, de modo a promover o conhecimento sobre o papel da Justiça, despertar na nossa juventude o interesse em ingressar em carreiras jurídicas e desenvolver a oratória, o gosto pela leitura e pela argumentação.
A primeira etapa, realizada em 07/10/2014, contou com a visitação dos alunos às instalações da Subseção, ao passo que a segunda etapa, realizada ontem, 29/10/2014, consistiu em julgamento colegiado simulado, no qual os alunos selecionados atuaram como membros do Sistema de Justiça (juízes, promotor, advogados e servidores).
O julgamento, que foi público, teve como tema a obra “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. No processo, Bentinho acusou Capitu, sua esposa, de adultério.
A sessão de julgamento foi acompanhada com empolgação por cerca de 140 alunos das escolas selecionadas, além de seus pais e professores, bem como os servidores da Justiça Federal”.
Danielly Barros Beserra
Assessoria Jurídica
Blog do Banana
