Projeto cria o Dia Nacional de Prevenção ao Afogamento Infantil

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o projeto de lei que institui o Dia Nacional de Prevenção ao Afogamento Infantil, a ser celebrado anualmente em 14 de abril. A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (29), acontece após o aumento de casos de afogamento infantil, registrado no início do ano.

Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), 15 brasileiros morrem por dia vítimas de afogamento, o que significa um óbito a cada 90 minutos. Em relação às crianças, a organização aponta três mortes por dia, caracterizando o afogamento como a segunda causa de morte mais frequente entre crianças com um e quatro anos.

Os acidentes aumentam sobretudo no período de férias escolares. De acordo com a Sobrasa, os afogamentos no Brasil não diferem do restante do mundo, mas por possuir uma das maiores áreas espelhadas banháveis durante o ano todo, apresenta o maior número de resgate aquáticos e um dos maiores números de óbitos no planeta. Ao todo, mais de 5 mil vidas são perdidas todos os anos no país por afogamento.

Foto: Divulgação

Related Posts