O deputado estadual Doriel Barros (PT) protocolou, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, um Projeto de Lei que tem o objetivo de implementar no Estado o Programa de Farmácias Vivas. O Projeto tem como foco a promoção do acesso seguro, rápido e sustentável do uso de plantas medicinais e fitoterápicos na Rede Pública de Saúde, ampliando as opções terapêuticas disponíveis à população.
Com a implementação do Programa Farmácias Vivas haverá um avanço na diversificação de tratamentos e na promoção do acesso aos benefícios das plantas medicinais e fitoterápicas. O Projeto reforça o alinhamento do deputado Doriel com a tendência nacional e internacional de integrar práticas de fitoterapia com o equilíbrio e a humanização no tratamento de doenças.
“Com a conscientização do uso seguro desses medicamentos, teremos uma maior adesão e segurança no tratamento fitoterápico, evitando automedicação e garantindo que a população faça uso correto dos recursos disponíveis. A aprovação desse Projeto de Lei, portanto, é fundamental para o desenvolvimento de uma política pública de saúde inclusiva, sustentável e adaptada à nossa realidade local”, afirma Doriel.
O Programa de Farmácias Vivas também será importante para garantir apoio técnico e financeiro aos agricultores familiares e comunidades locais, já que promoverá o fortalecimento da cadeia produtiva e, consequentemente, irá gerar renda para esses trabalhadores e trabalhadoras.